Partilhar

Direito do Urbanismo - Elementos de Estudo

João Miranda

Em Stock



Desconto: 20%
14,00 € 17,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

NOTA PRÉVIA À 3.ª EDIÇÃO

Esgotada a edição anterior publicada há já quatro anos, torna- se imperioso proceder a uma atualização dos “Elementos de Estudo”, incorporando elementos novos e expurgando aqueles que presentemente não se justifica manter.
Para tanto, apoiamo-nos sobretudo em elementos utilizados na avaliação dos alunos de Direito do Urbanismo do 3.º Ano do Curso de Licenciatura da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que fomos preparando desde o ano letivo de 2020/2021 até à atualidade. Por outro lado, manteve-se o roteiro de jurisprudência, mas agora com referência aos anos mais recentes de 2022 e de 2023.
A circunstância de ter havido há poucos meses uma reforma profunda da legislação urbanística, em especial da respeitante à atividade de urbanização e de edificação, aprovada pelo Decreto- Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro, conhecida como “Simplex urbanístico”, poderia fazer crer que se entraria agora num cenário de estabilidade legislativa. Aparentemente, segundo tem sido veiculado pelo atual Governo, está em curso uma “reforma da reforma”, pelo que é previsível que muitas das soluções legais aplicáveis a problemas práticos com os quais os cultores do Direito do Urbanismo e os alunos são confrontados venham a ser, de novo, alteradas. Perante esta instabilidade legislativa, afigura-se-nos mais prudente manter a versão original dos exercícios práticos com indicações de resolução, ficando o leitor advertido do caráter datado de algumas dessas indicações.
O que se mantém inalterado é o propósito didático desta publicação. Pretende proporcionar-se aos alunos dos cursos de licenciatura de universidades portuguesas que frequentam unidades curriculares de Direito do Urbanismo, em especial aos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um instrumento útil de preparação das aulas e de realização do trabalho individual fora do contexto das aulas.

Ler mais

Autor

João Miranda

João Miranda é Professor Auxiliar no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde obteve o seu doutoramento em direito do urbanismo. Especializado nesta área, mantém ainda uma forte agenda de investigação e docência nas áreas do direito administrativo e do ambiente. Em paralelo com a sua actividade académica é advogado e consultor jurídico. Entre outras funções, foi representante do Estado português no Grupo de Peritos que funcionou junto do Comité de Direitos do Homem do Conselho da Europa e que foi responsável pela elaboração da Convenção Europeia sobre acesso aos documentos públicos. Foi adjunto de Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XIII Governo Constitucional, Assessor do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza do XIV Governo Constitucional e Adjunto de Gabinete do Ministro da Presidência do XVII Governo Constitucional. Publicou vários títulos de relevância científica de que são exemplo o livro O papel da Assembleia da República na construção europeia e os artigos «Património cultural e património ambiental» e «A função pública urbanística e o seu exercício por particulares».

Ler mais