Partilhar

Dislexia - Atividades de Conhecimento Fonológico

Cláudia Tavares, Rosa Lima

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
23,35 € 25,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Dislexia - Atividades de Conhecimento Fonológico tem como objetivo fundamental oferecer a profissionais que no seu quotidiano se confrontam com alunos portadores de problemáticas de escrita, um conjunto de materiais que, ao potenciarem o conhecimento da linguagem oral, se constituem como facilitadores no acesso a um novo código, o da linguagem escrita.

As atividades incluídas neste livro revelam-se, também, de particular importância para todos os pais e educadores de infância. A exploração de competências vinculadas ao conhecimento fonológico pode constituir-se como um importante método de prevenção para possíveis insucessos escolares relacionados com a aprendizagem da língua escrita.

O conjunto de 108 fichas, agrupadas em quatro categorias - Consciência de Palavra, Consciência de Rima, Consciência Silábica e Consciência Fonémica -, permitirão à criança, conduzida pelo pai/educador/professor/reeducador, refletir, de forma sistemática, sobre as formas da oralidade, tendo em vista a aquisição da língua escrita.

Ler mais

Autor(es)

Cláudia Tavares

Ler mais

Rosa Lima

Doutorada em Psicologia, área da Psicologia da Linguagem, Rosa Lima tem trabalhado em problemáticas vinculadas à educação de crianças com necessidades educativas especiais, em particular as que apresentam dificuldades na aquisição da linguagem em geral e da Fonologia em particular. É docente da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, onde tem orientado várias teses de mestrado e arguido diversas teses de doutoramento. É também membro de investigação do Departamento de Fonética do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro. Com formação específica na área da fala, voz e linguagem, desenvolveu e colaborou em vários projetos de investigação sobre a aquisição da linguagem, entre os quais se salienta a investigação na área da aquisição da linguagem entre 8 a 15 meses e 15 a 30 meses, com publicação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Sobre a aquisição da linguagem na infância, linha mestra do trabalho da autora, têm merecido particular enfoque os fonemas apresentados nesta obra.

Ler mais