Partilhar

Ditaduras e Revolução - Democracia e políticas da memória

Fora de Coleção

Coordenação: Luciana Castro Soutelo, Filipe Piedade, Manuel Loff

Em Stock



Desconto: 10%
27,62 € 30,70 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O que é que recordamos das ditaduras? Para que serve, vivendo em democracia, recordar a opressão e a violência ditatoriais?
A memória coletiva tornou-se, cultural e politicamente, um intenso campo de batalha nos últimos 40 anos. O ciclo de transformações políticas e sociais que vai desde o final do impulso revolucionário e emancipador nos anos 1970 até à vaga de fundo neoliberal e neoconservadora que se vem espraiando desde então, tem sido, é, em quase todo o mundo, mas particularmente na Europa e no Ocidente, um campo de batalha pela construção da hegemonia no campo da memória. Essa batalha vem-se travando na perceção de que a memória das lutas sociais e políticas do passado é uma componente central da construção das condições de desencadeamento e das perspetivas de novas lutas democráticas e da sua própria viabilidade. Num dos mais longos ciclos…

Ler mais

Autor(es)

Luciana Castro Soutelo

Filipe Piedade

Manuel Loff

Manuel Loff é professor de História Contemporânea na Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea‑NOVA/IN2PAST e no Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democracias (Barcelona). Tem investigado sobre fascismo e neofascismo, revoluções e processos de transição autoritária e democrática, estudos da memória colectiva do antifascismo, do colonialismo, da ditadura e da Revolução portuguesas. Escreve no Público desde 2011.