Partilhar

Eduardo Lourenço - Uma Geopolítica do Pensamento

Margarida Calafate Ribeiro, Roberto Vecchi

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«A escrita de Eduardo Lourenço, a sua arte do pensamento, exige uma capacidade de leitura não primária ou estereotipada, reivindica uma epistemologia adequada. Não interessa de onde vem, mas tem de ser rigorosa. O paradoxo (ou a dificuldade) é que a heterodoxia enquanto texto, mesmo que indisciplinada, impõe uma disciplina de leitura sofisticada. Com este pequeno contributo para a construção de uma “geopolítica do pensamento” de Eduardo Lourenço, queremos mostrar que a herança do ensaísta é essa: ler a obra com o cuidado, com a inteligência, com o entendimento do jogo subtil de deslocação dos sentidos, lê-la e, a partir dela, pensar».

- Introdução do livro


Ler mais

Autor(es)

Margarida Calafate Ribeiro

Investigadora-coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, da Universidade de Bolonha / Camões, com Roberto Vecchi. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant, do Conselho Europeu de Investigação, com o projeto «Memoirs – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que atualmente coordena. Das suas diversas publicações, destacam-se os livros de autor Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-colonialismo (2004) e África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial (2007). Coorganizou, com Roberto Vecchi, Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial (2011) e Do Colonialismo como Nosso Impensado (2014), Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais (2016), com António Sousa Ribeiro, e Heranças Pós-Coloniais nas Literaturas de Língua Portuguesa (2019), com Phillip Rothwell.

Ler mais

Roberto Vecchi

Roberto Vecchi é professor associado de Literatura Portuguesa e Brasileira, e de História das Culturas de Língua Portuguesa na Universidade de Bolonha e professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Milão. Em Bolonha, é professor do programa de doutoramento em Iberística, coordenador científico do Centro de Estudos Pós- Coloniais (CLOPEE) desta Universidade e coordenador da Cátedra Eduardo Lourenço. No Brasil, é pesquisador do CNPq, e em Portugal é investigador associado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde participa em investigações sobre a representação da guerra colonial.

Ler mais