Partilhar

Entre Maputo e Lisboa: Reflexões de um Antropólogo na Blogosfera

Paulo Granjo

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Nunca desci uma rua de Maputo, nunca me cruzei com os seus habitantes, não sei a diferença entre o betão e o caniço, não apanhei nunca uma molha das suas chuvas torrenciais, não ouvi nunca os profissionais do humanitarismo conversar sobre orçamentos da sua ONG na mesa do café ao lado da minha. Paulo Granjo tem a capacidade de nos levar com ele a ver essas coisas por cima do seu ombro, mas também de ver os olhares de quem se cruza com ele. Esse é um hábito, ou talvez um talento de antropólogo, da sua observação participada.
Mas igualmente este é um livro de cidadão em tempos de crise, de ‘participação observada’, uma participação que não é um frémito narcisista nem uma competição pelo ascendente e poder num campo político, mas uma participação que se observa a si mesma, com os seus limites e potenciais, fraquezas e forças.
Este livro tem, na mesma medida, esses dois olhares - o que vem da imaginação interpretativa do antropólogo e o que nasce da vontade fraterna do cidadão.»
Rui Tavares

Ler mais

Autor

Paulo Granjo

Paulo Granjo é antropólogo, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Português e cidadão do mundo, mantém desde 1999 uma relação profunda e empática com Moçambique, alicerçada na docência universitária e na pesquisa acerca de temas como o perigo industrial, o lobolo, a adivinhação e cura, a feitiçaria, a reintegração social de veteranos da guerra civil, os protestos violentos de 2008 e 2010, os linchamentos, a discriminação de albinos e gémeos, as práticas de saúde mental, ou as indústrias extractivas. Acerca desses assuntos, publicou diversos livros e artigos científicos. É sócio honorário da Associação de Médicos Tradicionais de Moçambique e galardoado com o Prémio Sedas Nunes (2007) pelo livro «Trabalhamos Sobre Um Barril de Pólvora»: Homens e perigo na refinaria de Sines.

Este livro, intimista e em registo literário, resulta de uma experiência marcante na sua vida profissional e da sua ligação afectiva com o país e os seus habitantes.

Ler mais