Partilhar

Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Prefácio de Onésimo Teotónio Almeida

«São páginas por vezes duras, tal a nudez da sua autenticidade e realismo. Plenas de vigor e garra, não deixam o leitor indiferente. Elas sugam-nos para dentro daquela bela ilha e como que nos fazem enfrentar as águas escuras das fundas lagoas e o espesso arvoredo circundante deixando-nos frente a cenários impenetráveis, mas de que felizmente o narrador, levando-nos pela mão, consegue mostrar-nos os labirintos e mirar os desfiladeiros da vida local.

A prosa do Carlos Fagundes é hoje mais enxuta e directa do que em tempos foi, evitando o excesso de vocabulário que se, por um lado, a enriqueciam, por outro, se entrepunha distraindo-nos da acção. O leitor embrenhar-se-á nela, apreciando-lhe a desenvoltura e admirando a vida e a resiliência de uma gente que sobreviveu (nem sempre!) lutando contra tantas vicissitudes. Se nalguma ilha se sofreu de insularidade, fica óbvio que nas Flores ela fazia particularmente doer.»

Onésimo Teotónio Almeida

Ler mais

Autor

Carlos Fagundes

Nasceu a 21 de Abril de 1946, na freguesia da Fajã Grande, concelho das Lajes das Flores. Em 1958, após terminar o ensino primário, ingressou no Seminário de Angra, onde, em 1970, completou o Curso de Teologia. Radicado no Norte do país, mais concretamente em Paredes, Douro, licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo feito, posteriormente, a Profissionalização em Exercício nas disciplinas de Português e História de Portugal. Leccionou no Externato Particular da Madalena do Pico, na Escola Secundária de Paredes, nas Escolas Preparatórias de Amarante, Baltar, Lousada e na E. B. 2 3 de Paredes.

Ao longo do seu percurso como docente participou em diversos seminários, cursos e acções de formação, sobretudo a nível do ensino da Língua Portuguesa e exerceu, durante vários anos, na E. B 2 3 de Paredes, os cargos de Coordenador do Departamento de Língua Portuguesa e Orientador de Estágio Pedagógico.

Vencedor do Prémio Literarius do Racal Club de Silves 2005 e dos Jogos Florais: Sanjoaninas 2005, Angra do Heroísmo, AUPRICAS de Alcácer do Sal 1998 e 2005, Alvito, 2005, S. F. Lucubricense de Lagos, 1999, obtendo também vários segundos prémios e menções honrosas.

Ler mais