Partilhar

Entre o Medo e o Desejo de Crescer - Psicologia da Adolescência

Manuela Fleming

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
12,12 € 15,15 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro nasceu da necessidade de responder, pelo conhecimento, às inúmeras questões e inquietações que o adolescente e o jovem adulto colocam a pais, educadores, terapeutas, investigadores e a todos aqueles que se confrontam com a adolescência, quer no plano académico, quer profissional, quer relacional.

A aventura do crescimento psicológico, na forma como a autora a pensa e desenvolve ao longo deste livro, processasse, durante a adolescência, na tensão entre dois vetores de sentido contrário: o desejo progressivo de crescer e ficar "grande" e o medo que este desejo convoca, porque o futuro é também sempre o que se desconhece. O caminho pressupõe aprendizagens em permanência, novos ajustamentos, convoca ansiedades e envolve inevitavelmente a família na necessidade de proceder a mudanças.

O livro constitui uma ferramenta útil para psicólogos, pedopsiquiatras e outros estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento, para investigadores que se interessem pelas ciências humanas em geral e em particular pelos temas da adolescência e do jovem adulto. Ele contém indicadores valiosos sobre os adolescentes portugueses, que podem orientar programas de formação, fundamentar estratégias de intervenção e de prevenção em saúde mental e fundamentar políticas sociais orientadas para a juventude e para a família.

Ler mais

Autor

Manuela Fleming

Manuela Fleming é professora associada, com agregação, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. É investigadora no Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto, psicanalista e membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e da International Psychoanalytical Association. É ainda membro da Direcção do Instituto de Psicanálise do Porto e Secretária Científica da Revista Portuguesa de Psicanálise. Publicou, nesta editora, os seguintes livros: Ideologias e Práticas Psiquiátricas (1976), Adolescência e Autonomia: o Desenvolvimento Psicológico e a Relação com os Pais (1993), Família e Toxicodependência (1996), A Psicanálise em Tempo de Mudança: contribuições teóricas a partir de Bion (1998), este último em co-autoria com Carlos Amaral Dias, e Dor Sem Nome. Pensar o Sofrimento (2003).

Ler mais