Partilhar

Desconto: 10%
11,45 € 12,72 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente publicação resulta de um esforço desenvolvido pela RECI (Research Unit in Education and Community Intervention) que, desta forma, pretende divulgar conhecimentos, envolvendo na sua conceção não só os seus próprios membros, mas também outros profissionais que entenderam esta filosofia de partilha. No livro Envelhecimento, cultura e cidadania aglutinamos uma série de artigos que têm um fio condutor, começando com um capítulo da autoria dos Doutores S. T. Silva e R. Rodrigues sobre as determinantes do envelhecimento, seguido de um outro capítulo do Doutor F. Cabral Pinto sobre os paradigmas sociais do envelhecimento. A Doutora Z. Azeredo faz uma reflexão sobre a influência da cultura e cidadania no envelhecimento e vice-versa. Segue-se um capítulo do Doutor P. Alves que escreve sobre a Psicologia Positivista e como a gratidão pode influenciar o bem-estar ao envelhecer-se. O Doutor C. Laranjeira, descreve-nos o corpo a envelhecer e no crepúsculo da idade. Para que o corpo envelheça saudável há necessidade de ter comportamentos salutogéneos, nomeadamente, cultivando a prática do exercício físico como nos diz o Doutor S. Honório; M. Batista; J. Martins; R. Paulo; J. Serrano e J. Petrica ou procurando gerir emoções como nos refere o Dr. V. Fragoso no seu capítulo sobre Gerontologia Crítica. A terminar a Doutora Z. Azeredo salienta a necessidade de numa cultura de envelhecimento ativo, haver um envolvimento multissectorial, em que um plano educativo local pode ter um papel de relevo no desenvolvimento de uma cultura que contribua para a promoção da saúde e para uma cidadania efetiva. É nossa intenção dar continuidade a esta publicação, com outras envolvendo não só a temática do envelhecimento, mas também com outras temáticas que vão ao encontro dos objetivos e plano de ação da RECI dando-lhes sempre o cariz multidisciplinar, apanágio desta unidade de investigação.

Ler mais

Autor

Zaida Azeredo

 Zaida de Aguiar Sá Azeredo, licenciada em Medicina pela Universidade do Porto. Médica de Clínica Geral/Medicina Familiar no Porto, com competências em Geriatria reconhecidas pela Ordem dos Médicos. Mestre em Gerontologia Social Aplicada pela Universidade de Barcelona. Doutorada em Saúde Comunitária, pelo ICBAS, Universidade do Porto. Possui dois Pós-Docs na área da Gerontologia e Geriatria respetivamente pelo ISPA e pela UAL. Coordenadora da (RECI) e Docente do Instituto Piaget. É autora de numerosas publicações em revistas de caráter internacional e em capítulos de livros.

Prémios: Menção Honrosa Premio Bial (1986); Prémio destaque 1992 atribuído pelo jornal Médico de Família a pessoas que se destacaram na área da Clínica Geral.

Ler mais