Partilhar

Desconto: 10%
21,55 € 23,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma história real que ilustra como a atrocidade da guerra devastou a vida de inúmeras mulheres.

Erva é uma poderosa novela gráfica que conta a história verídica de Ok-Sun Lee, uma criança sul-coreana que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi vendida pela família e explorada como «mulher de conforto», o eufemismo utilizado pelos militares japoneses para se referirem às suas escravas sexuais. Até hoje, este continua a ser um dos capítulos mais negros e chocantes da História.

Ok-Sun Lee sobreviveu a décadas de desespero e, no fim da sua longa vida, tornou-se ativista pelos direitos das mulheres, dando a conhecer as suas dolorosas memórias. Com base nos seus relatos, Keum Suk Gendry-Kim ilustra o período que antecedeu a guerra a partir da perspetiva vulnerável de uma criança forçada a enfrentar as mais cruéis adversidades, valendo-se apenas da sua força e determinação para sobreviver. Com recurso a pinceladas a negro tão delicadas quanto duras, a autora descreve em pormenor a forma desumana como muitas raparigas de famílias humildes viveram a ocupação japonesa e a vida de sofrimento generalizado que herdaram.


Ler mais

Amostra

Autor

Keum Suk Gendry-Kim

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla (Coreia do Sul). Licenciou-se em Belas Artes na Universidade Sejong, em Seul, e concluiu a sua formação artística na École Supérieure des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Viveu dezassete anos em França, onde começou a desenhar e a publicar as suas próprias novelas gráficas.

Keum Suk Gendry-Kim era já adulta quando a sua mãe lhe revelou um segredo de família: a mãe fora separada da irmã durante a Guerra da Coreia. A história da mãe inspirou a autora a começar a entrevistar coreanos separados pela guerra. Foi essa pesquisa que serviu de base ao livro A Espera, uma comovente novela gráfica que foi considerada a melhor do ano pelo jornal The Washington Post, pela Forbes e pela Publishers Weekly. Ganhou prestigiados prémios como o Freeman Awards, o YALSA Book Award, o Cartoonist Studio Prize e o Prix BDGest' e foi finalista do Harvey Award e do LA Times Book Prize.

Erva, uma novela gráfica publicada originalmente na Coreia, foi a obra que maior projeção internacional lhe deu. Foi traduzida para mais de vinte línguas, ganhou os mais prestigiados prémios e apareceu nas listas de melhores livros do ano dos jornais The New York Times, The Guardian e Library Journal, entre outros. Em Portugal, o livro será publicado em 2024 pela Iguana.

Ler mais