Partilhar

Desconto: 10%
11,25 € 12,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

"Composto por cerca de cinco dezenas de poemas, Escopro Luz é o título da sua mais recente obra de poesia, o quinto livro de poesia, pressupondo naturalmente um percurso de escrita anterior, mas destacando-se por alguns novos rumos e uma nova respiração. A dupla imagem do título, aparentemente paradoxal, pode gerar no leitor a expectativa equívoca de verticalidade e de instrumento cortante de perfuração (da pedra ou dos ossos humanos), por um lado; e, por outro, da horizontalidade envolvente da luz que se demanda. Manejar o escopro sobre a pedra, como no trabalho criativo do ancestral Fídias, pode ser lido, metaforicamente, como forma equivalente do uso da pena sobre a matéria de si próprio? Ambos os actos inscrevem, ferem e esculpem determinado objecto, seja estátua de granito, seja corpo de carne viva, seja a lapidar construção da escrita, num exercício de recomposição…

Ler mais

Autor

Maria João Cantinho

Maria João Cantinho nasceu em Lisboa, em 1963, e viveu a sua infância em Angola. Regressou em 1975 a Portugal e estudou na Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Filosofia e realizou uma dissertação de mestrado tendo-se doutorado em Filosofia Contemporânea.

Atualmente é professora no Ensino Secundário e Professora Auxiliar no IADE (Creative University of Lisbon), Membro integrado do Centro de Filosofia da…

Ler mais