Os presentes Estudos de Processo do Trabalho reúnem quinze textos, escritos ao longo de uma década, sobre procedimento cautelar de suspensão do despedimento, processo declarativo comum e processos especiais de impugnação da regularidade e licitude do despedimento, de impugnação do despedimento coletivo e de reconhecimento da existência de contrato de trabalho.
Dispersos, até agora, por uma pluralidade de revistas jurídicas e de volumes de estudos, ficam, doravante, juntos, organizados por matérias e facilmente acessíveis aos seus destinatários: estudantes, investigadores e profissionais do foro.
Ler mais
Joana Vasconcelos
Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa), onde se licenciou (1990) e obteve os graus de Mestre (1997) e de Doutor (2011). Nela leciona, desde 1990, Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Comercial, na licenciatura, nos mestrados e em pós-graduações.
Exerceu advocacia (1990-1996), foi Consultora do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (1996-2000) e integrou a equipa que elaborou o Anteprojeto do Código do Trabalho (2002).
Presentemente rege as disciplinas de Direito do Trabalho, na licenciatura em Direito, Processo do Trabalho e Estatuto Patrimonial do Trabalhador, no Mestrado Forense, e Direito Laboral da Empresa (Transmissão da Empresa ou Estabelecimento), no Mestrado em Direito Empresarial.
Colabora regularmente com outras Faculdades de Direito e instituições nacionais, como o Centro de Estudos Judiciários, em cursos de pós-graduação e de formação avançada em Direito do Trabalho e em Processo do Trabalho e intervém, também regularmente, em colóquios, congressos e conferências, nacionais e internacionais, nas mesmas áreas. Tem várias monografias e artigos publicados nas principais editoras e revistas jurídicas portuguesas.
É Consultora na Miranda & Associados - Sociedade de Advogados.
Ler mais