Partilhar

Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida - Volume I

Estudos de Homenagem

Comissão Organizadora: Rui Pinto Duarte, Marta Tavares de Almeida, Assunção Cristas, José Lebre de Freitas

Em Stock



Desconto: 64%
17,50 € 48,20 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A vida de Carlos Ferreira de Almeida tem sido cheia (como o impressionante curriculum vitae que adiante consta bem comprova). Entre as suas muitas realizações contam-se, em lugar de destaque, os contributos decisivos que deu para a fundação e o desenvolvimento da faculdade de direito da universidade nova de Lisboa. Ao decidir promover os presentes Estudos, tendo como motivo próximo a jubilação do homenageado, a FDUNL nada mais fez, pois, do que uma pequena retribuição.
O projecto inicial desta obra restringia-a às áreas do direito a que Carlos Ferreira de Almeida mais atenção tem dedicado: direito dos registos, direito Económico, direito do Consumo, direito dos Contratos, Direito Comparado e direito dos Valores Mobiliários. A diversidade dos textos recebidos levou à decisão de abranger outras matérias (e a que a arrumação dos textos em secções nem sempre fosse fácil...).Compreender-se-á, no entanto, que os dois primeiros dos quatro volumes em que estes Estudos se desdobram, respeitando parcialmente a intenção primitiva, sejam dedicados a áreas por que o homenageado tem manifestado predilecção.
Agradecemos a todos aqueles que se juntaram a esta iniciativa. A quantidade e a qualidade dos textos reunidos são demonstrativas do prestígio de Carlos Ferreira de Almeida, mas também ilustram os seus autores.
Ao homenageado desejamos que continue a participar na vida jurídica portuguesa com as características do seu carácter e da sua obra: rigor, profundidade, energia e juventude.

A Comissão Organizadora

Volume I

I - Direito Comparado

Catarina Botelho, Lost in Translations – A crescente importância do Direito Constitucional Comparado.

Maria Helena Brito, A utilização do método comparativo em direito internacional privado. Em especial, o problema da qualificação.

João Caupers, Carlos Ferreira de Almeida, comparatista.

Ana Rita Gil, novo Mundo / Velha Europa – A Comparação do Direito da imigração no Canadá e na União Europeia.

José Manuel Meirim, Os grupos organizados de adeptos: comparação entre as ordens jurídicas portuguesa e espanhola.

II - Direito Económico

Marisa Apolinário, A regulação do sector do gás natural em Portugal: presente e futuro.

Tiago Duarte, Treaty Claims, Contract Claims e Umbrella Clauses na Arbitragem internacional de Protecção de Investimentos.

António Pedro Ferreira, O reenquadramento do exercício da actividade seguradora no início do século XXI – Antecedentes próximos e perspectivas de evolução.

Luís Couto Gonçalves, O Acordo de Londres no âmbito da patente europeia.

Armindo Saraiva Matias, Regulação bancária: conceito e tipologia.

Paulo de Sousa Mendes, A orientação da investigação para a descoberta dos beneficiários económicos e o sigilo bancário.

Luís Máximo dos Santos, O Conselho nacional de Supervisores Financeiros.

Cláudia Trabuco e Mariana França Gouveia, A arbitrabilidade das questões de concorrência no direito português: the meeting of two black arts.

III - Direito do Consumo

Jorge Morais Carvalho, Reflexão em torno dos contratos promocionais com objecto plural.

Maria Antonieta Gálvez Krüger, O consumidor de referência para avaliar a deslealdade da publicidade e de outras práticas comerciais.

Adelaide Menezes Leitão, Práticas comerciais desleais como impedimento à outorga de direitos industriais?

Alexandre Soveral Martins, A transposição da directiva sobre práticas comerciais desleais (Directiva 2005/29/CE) em Portugal.

Sofia Oliveira Pais, O critério do bem-estar dos consumidores no contexto da renovação do direito comunitário da concorrência.

IV - Direito dos Valores Mobiliários

Paulo Câmara, os Fundos de investimento.

Nuno Casal, Contratos sobre divisas (fx) e instrumentos financeiros (o caso especial dos rolling spot forex contracts).

Carolina Cunha, Valores mobiliários vs. letras e livranças: virtudes de um confronto pouco usual.

Amadeu Ferreira, Um Código dos instrumentos Financeiros? Algumas notas soltas.

Vítor Neves, Delimitação dos votos relevantes para efeitos de constituição e de exigibilidade do dever de lançamento de oferta pública de aquisição.

Frederico de Lacerda da Costa Pinto, intermediação excessiva.

Florbela de Almeida Pires e Filipe Santos Barata, Obrigações sobre o sector público – Alguns problemas.

António Soares e Rita Oliveira Pinto, Os deveres do órgão de administração da sociedade visada na pendência de uma oferta Pública de Aquisição.

Magda Viçoso, Os acordos de concertação dirigidos ao domínio de sociedades abertas

Ler mais

Autor(es)

Rui Pinto Duarte

Licenciado em Direito, mestre em Ciências Jurídicas e doutor em Direito Civil.
Advogado. 
Exerceu e exerce funções docentes em várias Universidades, tendo, nomeadamente, sido professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e sendo atualmente professor catedrático convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.  Autor de vários livros e de várias dezenas de artigos sobre diversos temas jurídicos, nomeadamente nas áreas do Direito dos Contratos, do Direito das Sociedades, dos Direitos Reais e do Direito Bancário. 
Tem colaborado na orientação de várias revistas jurídicas. 


Ler mais

Marta Tavares de Almeida

Ler mais

Assunção Cristas

Professora associada da NOVA School of Law, onde se doutorou em 2005. Para além da lecionação na licenciatura, assumiu a coordenação conjunta do Master's in Law and Economics of the Sea - Ocean Governance, onde ensina Ocean Policies, e é Diretora do NOVA Ocean Knowledge Centre, criado em 2021. Em 2022, integrou a VdA - como of counsel, responsável pela Plataforma de Serviços Integrados da ESG e pela área do Ambiente, que inclui o mar. Coordenou, nomeadamente, o grupo de trabalho da SEDES dedicado ao Mar, convertido em Observatório do Mar após a apresentação do respetivo relatório em dezembro de 2022. É membro da rede de peritos do "World Economic Forum" para as questões dos oceanos e da sustentabilidade.


Ler mais

José Lebre de Freitas

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Consultor na Carvalho, Matias & Associados

Ler mais