Partilhar

Figuras Camonianas do Mito

Maria Mafalda Viana

Em Stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

NOS 500 ANOS DO NASCIMENTO DE CAMÕES, CONHEÇA A MITOLOGIA GRECO-LATINA E OS POETAS ANTIGOS QUE HABITAM OS VERSOS DO GRANDE ÉPICO PORTUGUÊS.

Os versos de Camões são «habitados» por uma miríade de figuras da mitologia greco-latina, o que não deve ser confundido com mera ornamentação. Cheias de vida e de luminosidade, elas representam boa parte da linguagem camoniana, que ficaria desfigurada pela sua ausência. Figuras Camonianas do Mito é um livro sobre Os Lusíadas e o modo como várias dessas figuras se harmonizam no conjunto do poema, mas também sobre como o poeta «comete» os mares dos poetas antigos, interpelando-os nas vagas dos seus versos — assim, entre os dois grandes modelos da guerra e da viagem, de Homero e de Virgílio, Luís de Camões deixa cerzido o amor, num épico novo que é para nós, ainda hoje, «refresco» e «agasalho».


Ler mais

Autor

Maria Mafalda Viana

Maria Mafalda Viana nasceu em Lisboa e é filóloga helenista (com trabalho também em poesia portuguesa e cultura europeia). Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas/Variante de Estudos Clássicos e Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez mestrado. É doutorada e fez também um trabalho de pós-doutoramento sobre Píndaro (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Foi professora na Universidade do Algarve e noutras instituições. Fez, sempre por convite, dezenas de conferências no Centro Cultural de Belém, integradas no projecto «Literatura e Humanidades», de Vasco Graça Moura, e diversas conferências e palestras em escolas, centros culturais, bibliotecas e museus. Tem diversas publicações sobre Píndaro, Homero, Ésquilo, Platão, poesia latina, poesia portuguesa, mito e cultura europeia. Além de artigos e ensaios em revistas académicas, publicou, na Tinta-da-china, a sua tradução do Banquete de Platão (com ensaio) e Figuras do Mito. Na Húmus, publicou Nemeias. Um livro de Píndaro.

Ler mais