Partilhar

Flores Plantadas em Vasos de Solidão

Idalina Rocheta Rodrigues

Em Stock



Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A novela intitulada, Flores Plantadas em Vasos de Solidão, está centrada nas vivências de Jaime, nascido no Brasil de pais emigrantes portugueses e a adaptação, em Portugal, ao contexto pobre e ao amor, situações ficcionadas conducentes à interiorização duma realidade histórica ocorrida, no nosso país.

- Inicia-se com a viagem de retorno, situação, que nos reporta a um tempo histórico, segue-se a vivência escolar de Jaime e os encontros com uma colega, que contrai matrimónio com um abrasileirado, situação dececionante para o Jaime.

- Entretanto as vivências universitárias de Jaime, a trama do seu amigo Alves, as férias na ilha de S. Miguel e depois na ilha da Madeira e a Antónia, a sua única paixão e o inesperado.

- Porquê Flores Plantadas em Vasos de Solidão? Os principais intervenientes neste percurso estão na flor da idade, termo utilizado na gíria popular, cada qual em contextos diferentes, que são os vasos.

- Entende-se por solidão a distância que separa cada um de si mesmo e não a distância que o separa dos outros, tendo em conta os contextos socioeconómicos e culturais, que foram sendo equacionados ao longo desta novela.

Ao longo do curso intercalaram-se as aulas com Chás Dançantes, Queimas das Fitas, exames, festas em casa de amigos, com destaque para uma relação empática com a Antónia. Foram-se conhecendo e dando conta de que, embora com feitios diferentes tinham interesses e maneiras de pensar semelhantes pelo que a aproximação se foi dando, de uma forma progressiva e suave.

- Apesar de serem colegas do mesmo curso, estavam em turmas diferentes e com o horário tão preenchido, praticamente não se cruzavam, na Faculdade. Todavia, os encontros sucediam-se, em diversos locais.

- Antónia gostava de falar da terra que a viu nascer, sempre estimulada pelo Jaime, que revelava muito interesse, especialmente pelo descobrimento daquela ilha tão misteriosa...

Ler mais

Autor

Idalina Rocheta Rodrigues

Docente licenciada em Administração Escolar, aposentada, escritora e autora da presente novela Flores Plantadas em Vasos de Solidão. ¶¶ Obras publicadas: Momentos da Jubilação (2011), Legado do Conde de Ferreira no Algarve (2012), Ao Encontro da Educação/Edifícios Escolares (2014), Cosmopolitismo Algarvio e a sua inserção na Instituição Escolar (2014), Entusiastas com História – menção honrosa (2015), Elmira – menção honrosa (2016), Doutrinas Pedagógicas e Instituições Educativas em Portugal, na Idade Moderna (2022).


Ler mais