Partilhar

Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Fome, o mais conhecido dos romances de Knut Hamsun, fala-nos das deambulações de um jovem escritor perseguido pela fome e a miséria na capital norueguesa.

Por vezes, consegue que algum jornal lhe compre um artigo que escreveu com grande esforço. Mas a fome perturba-o. Aos poucos, vai vendendo os escassos bens materiais que possui, incluindo os botões do casaco. Vai abordando os transeuntes, alternando frases de abatimento, cólera e exaltação. Mas o orgulho leva-o a recusar a mendicidade ou o roubo.

Atingindo um estado de alucinação, acaba mesmo por roer ossos. Mas, de cada vez que parece atingir a última fase de desespero, um qualquer milagre adia-a e prolonga o seu suplício. Onde haverá uma saída? Será Ylajali capaz de o ajudar a encontrá-la?

Trata-se de um livro semiautobiográfico, e ninguém antes de Knut Hamsun, saído da miséria mais completa, tinha sido capaz de contar uma tal aventura.


Ler mais

Amostra

Autor

Knut Hamsun

Knut Hamsun (1859-1952), foi Prémio Nobel de Literatura em 1920, nasceu em Gudbrandsdalen e cresceu na pobreza em Hamarøy, na Noruega. Aos dezassete anos tornou-se aprendiz de sapateiro e, quase na mesma altura, começou a escrever. Passou alguns anos da sua vida nos Estados Unidos da América, viajando e exercendo várias profissões. Em 1899, publicaria as suas impressões sobre este período da sua vida no volume, “Fra det mederne Amerikas Aandsliv”. Regressado à Noruega publica o seu muito aclamado romance “Fome” (1890). Esta obra, devido ao uso iconoclasta que faz do monólogo interior e à ruptura com a tradicional lógica interna do romance é considerada pela crítica como um marco da literatura moderna, antecedendo obras de escritores como Franz Kafka.

Ler mais