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Forte como a Morte (seguido de) Pierre e Jean

Guy de Maupassant

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Sinopse

Inéditos em Portugal, dois romances-manifesto de Maupassant sobre vida e arte.

Forte Como a Morte, cujo título é retirado de um verso do Cântico dos Cânticos («O amor é forte como a morte e o ciúme duro como o sepulcro»), é um romance no qual Maupassant recria a vida do pintor Olivier Bertin, célebre artista mundano. Bertin, pintor de retratos, vê passar pelo seu ateliê as mais belas mulheres de Paris.
Um dia, apaixona-se por uma delas, a excepcional Anne de Guilleroy, que em breve se torna sua amante. Anos volvidos, o amor do pintor e da modelo transformou-se em algo mais estável que, contudo, se altera com o regresso da filha de Anne, Anette, o retrato vivo da mãe em nova e por quem o pintor desenvolve uma paixão secreta.
Uma belíssima meditação e estudo psicológico sobre a passagem do tempo e a sua influência sobre as paixões, o amor, e a arte.

Pierre e Jean, romance manifesto de Maupassant, é o estudo psicológico de uma família dividida por um segredo, o de dois irmãos cuja vida tranquila é perturbada por uma herança deixada a apenas um deles.
Em ambos os romances que constituem este volume, Maupassant fala da Imagem que projectamos nos outros e a Imagem que absorvemos dos outros e a influência do reconhecimento.

«Maupassant é o grande escritor mundano francês da sua geração. A força dos seus personagens e das suas histórias veicula a imagem polifacetada da nossa sociedade.» Émile Zola

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Autor

Guy de Maupassant

GUY DE MAUPASSANT Um dos mais prolíficos e célebres autores do século XIX, Guy de Maupassant nasce em 1850 na região da Normandia, numa família burguesa. Passa a infância e a juventude em Étrat, maioritariamente com o irmão mais novo e a mãe, uma mulher culta e amiga de infância de Flaubert, que se tornaria seu mestre e amigo. Estuda Direito em Paris, no que é interrompido pela guerra em 1870. Para se sustentar, assume, em 1872, um posto administrativo no Ministério da Marinha. Mantém, em paralelo, a sua actividade de eleição — a escrita — e leva uma vida boémia e socialmente intensa na capital francesa. Em 1877, descobre que contraiu sífilis. A actividade literária de Maupassant ganha maior fôlego em 1880, com o sucesso da colectânea Soirées de Médan. No intervalo de dez anos, publica cerca de trezentas novelas (La Maison Tellier, 1881; Mademoiselle Fifi, 1882; Les contes de la Bécasse, 1883; Miss Harriett, 1884; Le Horla, 1887…) e seis romances (Une vie, 1883; Bel-Ami, 1885…), além de contos e de crónicas para jornais (Le Gaulois, Gil Blas, Le Figaro e L’Écho de Paris). Sofrendo cada vez mais com a doença e com depressão, passa longas temporadas na Côte d’Azur, além de viajar pelo Mediterrâneo e a África do Norte, contexto, aliás, que daria origem ao presente livro. Depois de uma tentativa de suicídio, acaba por morrer em 1893, aos 43 anos, em Paris.


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