Partilhar

Genética Forense e Governança da Criminalidade

Helena Machado, Rafaela Granja

Em Stock



Desconto: 10%
7,21 € 8,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro mobiliza uma perspectiva sociológica crítica para explorar modos contemporâneos da governança da criminalidade por via da genética forense. Helena Machado e Rafaela Granja abordam um conjunto de temas útil à compreensão do lugar e do papel da genética nos sistemas de justiça criminal, bem como os desafios sociais, éticos e políticos subjacentes. Em particular, as autoras exploram os usos da genética para identificar suspeitos criminais ou para prever o comportamento humano e os riscos para a privacidade e direitos humanos associados, a expansão da vigilância transnacional e o uso do big data. O livro integra também a análise de tecnologias controversas que têm o potencial de consolidar a criminalização e estigmatização de determinados grupos sociais, indivíduos e famílias, bem como fazer recrudescer manifestações racistas baseadas na biologia. 
Redigido numa linguagem acessível, este livro destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas – da Sociologia, Criminologia e outras ciências sociais ao Direito e à Genética Forense.


Ler mais

Autor(es)

Helena Machado

É Doutorada em Estudos Interculturais, pela Univ. da Madeira (UMa).

Realizou os seus estudos de licenciatura na Univ. de Paris IV – Sorbonne e de mestrado na FLULisboa. É Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, onde leciona unidades curriculares com incidência nos Estudos de Cultura e de Literatura, no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos. É, atualmente, Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares.

É investigadora do CEComparatistas da Ulisboa, no cluster «Viagem e Utopia», integrado no Grupo LOCUS. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais na área dos Estudos de Cultura, na sua intersecção com os Estudos Literários (ORCID: 0000-0002-8660-6059).

Ler mais

Rafaela Granja

Ler mais