Partilhar

George Steiner, das Cinzas do Silêncio à Palavra de Fogo

José Pedro Serra, Ricardo Gil Soeiro

Em Stock



Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O presente livro constitui uma tentativa conjunta de compulsar a obra de um dos mais singulares pensadores da nossa contemporaneidade - George Steiner (Extraordinary Fellow do Churchill College, University of Cambridge).
Figura de referência das Humanidades e da cultura em geral, não só pela excelência da sua produção ensaística, mas também pelo modo elevado como entendeu o seu magistério, George Steiner foi agraciado em 2009 com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
No Acto de Outorga das Insígnias, G. Steiner foi apadrinhado por José Pedro Serra, que proferiu o elogio, a que se seguiu uma breve intervenção do homenageado.
No sentido de promover a divulgação da obra steineriana em Portugal, o presente volume inclui o Elogio Académico, seguido do discurso de agradecimento proferido por G. Steiner.
Contempla, ainda, três textos ensaísticos em torno da sua obra, a entrevista “A Arte da Crítica”, bem como uma extensa lista bibliográfica que contempla os trabalhos mais relevantes de Steiner e a exegese crítica que, durante as últimas décadas, tem sido produzida em torno do seu pensamento.

Ler mais

Autor(es)

José Pedro Serra

Ler mais

Ricardo Gil Soeiro

Ricardo Gil Soeiro (1981) é poeta e ensaísta. Tem vários ensaios publicados, entre os quais Gramática da Esperança (2009), Poéticas da Incompletude (2017), Volúpia do Desastre (2019) e O Enigma Claro da Matéria (2019). Organizou o volume As Artes do Sentido e coeditou Paul Celan: Da Ética do Silêncio à Poética do Encontro (2014), Das Cinzas do Silêncio à Palavra do Fogo (2018) e O Nada virado do Avesso (2019). No domínio da poesia, publicou obras como Caligraphia do Espanto (2010), Labor Inquieto (2011) ou Da Vida das Marionetas (2012). Em 2012, veio a lume L’apprendista di enigmi, uma antologia poética traduzida para italiano. Com Iminência do Encontro foi galardoado com o Prémio PEN Clube Português – Primeira Obra 2010. Com o livro A Sabedoria da Incerteza foi finalista do Prémio PEN de Ensaio 2016. Com o livro Palimpsesto foi finalista do Prémio SPA 2017. Com A Rosa de Paracelso foi finalista do Grande Prémio de Literatura DST 2018. Em 2019, foi distinguido pelo Instituto Cultural Romeno com o título honorário Amicus Romaniae 2019. É professor de Estudos de Literatura, Arte e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição.

Ler mais