Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O diagnóstico de Carlos Vargas é feito e apresentado com uma preocupação de objetividade factual que deixa ao leitor a tarefa de extrair da exposição as suas próprias conclusões políticas, mesmo que com frequentes pistas inteligentes para a formulação dessas opções. Mas a sua leitura permite-nos constatar com grande preocupação, em muitos aspetos, no tempo longo das décadas mais recentes do regime democrático, a profunda ineficácia das soluções político-administrativas encontradas em geral para o setor de produção artística de tutela direta do Estado e a recusa histórica sistemática de se encontrar para a área da Cultura modelos de gestão adequados à sua natureza e às exigências particulares do seu funcionamento.

Rui Vieira Nery

Ler mais

Amostra

Autor

Carlos Vargas

Doutor em Ciência Política, especialidade de Políticas Públicas, pela NOVA FCSH, com a dissertação Política e Cultura. Uma década das Artes do Espectáculo em Portugal (2006-2016), sob a orientação do Professor Doutor Rui Vieira Nery (NOVA FCSH) e da Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento (ISCSP-UL), com a classificação de Muito Bom por unanimidade (2021); Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Engenheiro de Máquinas pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército.

Assistente Convidado do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (desde 2006) e investigador integrado do HTC – História, Territórios e Comunidades, pólo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É ainda membro do Observatório Político, ISCSP-UL.

Desempenhou, entre outras, as funções de Presidente do Conselho de Administração do OPART – Organismo de Produção Artística, E. P. E. (2016 – 2019), Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E. (2012 – 2014), Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E. (2007 – 2010), Presidente interino do Conselho Directivo do Teatro Nacional de São Carlos, I. P. (2007), Vogal do Conselho Directivo do Teatro Nacional de São Carlos, I. P. (2004 – 2007), Subdirector da Companhia Nacional de Bailado, I. P. (1997 – 2004), Administrador do Instituto Português do Bailado e da Dança (1996 – 1997).

Ler mais