Partilhar

Grego Antigo - Manual de Iniciação

Ana Alexandra Alves de Sousa

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

"Fruto de uma experiência de décadas, o livro reflecte como os melhores scholars actualmente, nas melhores Universidades (Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha), ensinam o Grego."

[ANTÓNIO DE CASTRO CAEIRO, Professor de Filosofia na Universidade Nova de Lisboa]

** *

“Brilhantemente estruturado, por alguém que dedica a sua vida ao estudo e ao ensino da língua grega antiga, este é o manual de iniciação que faltava, há muito, no nosso país”

[CLÁUDIA CRAVO, Professora de Grego Antigo na Universidade de Coimbra]

** *

Há neste livro estórias para todos os gostos e verifica-se de facto um progresso gradual à medida que se lêem. Diverti-me imenso com algumas devido ao seu forte humorismo e poder de visualização. Destaco a do minúsculo mosquito (nº 46) que, munido da sua forte jactância, zanzando de um lado para o outro, insulta o poderoso leão, comparando as suas armas às de uma mulher a lutar com um homem. Noutra um velhinho (nº 96) manda a Morte carregar o feixe de lenha; esperar-se-ia que a chamasse para morrer. Há aquelas que nos ensinam que "uma andorinha não faz a Primavera" (nº 27); ou que não devemos mentir como o Pedro pois podemos acabar comidos pelo lobo (nº 44). Há as que nos fazem compreender as riquezas da terra (nº 57) e as que tristemente mostram quão penosa é a vaidade de glórias passadas e transiente a fama (nº 75). Há textos do Novo Testamento, que, a meu ver, mereceram lugar pela importância que tiveram na cultura ocidental. Por fim, há textos do romance bucólico de Longo, Dáfnis e Cloe, apelativos pelas paisagens descritas e pela brandura e doçura com que representam o nascimento do amor.

[ANDRÉ MAJOR, lic. em Estudos Clássicos, antigo aluno]

Ler mais

Autor

Ana Alexandra Alves de Sousa

Doutorada em Estudos Clássicos, em 2001, ANA ALEXANDRA ALVES DE SOUSA é professora do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e investigadora dos dois centros de Estudos Clássicos em Portugal (CEC e CECH). Começou a aprender grego antigo com a sua madrinha, Maria Luísa Pimentel Furtado, e já na Universidade os seus Mestres foram Marília Futre Pinheiro e Manuel Alexandre Júnior. Traduziu a epopeia helenística Argonáutica de Apolónio de Rodes, da qual estão já publicados os dois primeiros cantos. Dedica uma parte considerável da sua vida a incentivar as novas gerações a estudar grego antigo. Escreveu este manual para os três primeiros semestres de aprendizagem da língua grega ou para uma revisão das estruturas básicas.

Ler mais