Partilhar

Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta obra monumental, mas não definitiva, como o próprio autor indica, é tratada sobretudo a história dos cristãos-novos portugueses. Ou seja, a história dos judeus conversos que, pela generosidade de D. João II, o Príncipe Perfeito e, logo de seguida, por acto imperativo de D. Manuel I, são obrigados a converter-se ao cristianismo. Seguem-se três séculos de história de Portugal, nos quais a Inquisição terá papel central.

Mas esta obra — que na verdade abarca o longo período que vai das monarquias visigodas, bem antes da Fundação da Nacionalidade, até ao século XIX, com a extinção do Tribunal do Santo Ofício —, para além da análise dos autos de fé e da inúmera documentação da época, centra-se também nos fenómenos da moral, da religião e da política que influenciaram a vivência dos cristãos-novos em território português.

Ler mais

Autor

J. Lúcio de Azevedo

João Lúcio de Azevedo (1855-1933) é, ainda hoje, considerado um dos maiores historiadores portugueses do início do século XX. Sendo um homem do mundo, vive no Brasil e em França. Quando regressa a Portugal, inicia o seu período mais produtivo, publicando o corpus central da sua obra. Organiza, ainda, aquela que é considerada a melhor edição das Cartas do Padre António Vieira e colabora na História de Portugal dirigida por Damião Peres.

Ler mais