Partilhar

Hotel Vermelho

Alan Philps

Em Stock



Desconto: 10%
21,91 € 24,35 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1941, o exército alemão marchava em direção a Moscovo, antecipando-se a iminente queda da União Soviética. No entanto, tal nunca chegou a acontecer e, em 1945, um Estaline triunfante assumia o papel do transformador de um país pobre numa superpotência vitoriosa. Ao longo desses quatro anos de guerra, por insistência de Churchill, Estaline aceitou que um grupo de jornalistas americanos e ingleses ficasse em Moscovo para cobrir a guerra na Frente Oriental.

Hotel Vermelho, da autoria do jornalista Alan Philps, dá a conhecer a gaiola dourada que era o Hotel Metropol, onde o caviar não faltava e jovens mulheres serviam como tradutoras e companheiras de cama, mas também onde a intriga reinava: enquanto algumas tradutoras fizeram dos jornalistas meros transmissores da propaganda do Kremlin, outras eram dissidentes secretas que revelavam a dura realidade da vida soviética. Com recurso a informação inédita, o papel único das mulheres do Metropol é contado aqui pela primeira vez.

Num claro sinal de que tudo se repete, a história do Metropol reflete as lutas da nossa era moderna, com o uso da desinformação como arma de guerra, a falsificação da história e a neutralização de Estados independentes.


Ler mais

Amostra

Autor

Alan Philps

Alan Philps entrou como estagiário para a agência Reuters em 1978, tendo trabalhado em Moscovo até 1980. Regressou em 1985, durante a era Gorbachev e Yeltsin, tendo sido expulso em setembro do mesmo ano, em retaliação pela expulsão do Reino Unido, por parte do governo de Margaret Thatcher, de vinte e cinco alegados espiões soviéticos. Voltou à Rússia como o correspondente em Moscovo do Daily Telegraph, entre 1994 e 1998, seguindo depois para Jerusalém, onde trabalhou como correspondente para o Médio Oriente, voltando a Londres em 2003, para ser o editor internacional do Daily Telegraph.

Fluente em russo, escreveu também o livro The Boy from Baby House 10, que aborda a questão das crianças russas abandonadas e a adoção internacional. Manteve, desde sempre, uma ligação especial com o Hotel Metropol, onde ficou alojado por diversas vezes.

Ler mais