As indústrias culturais ao estimularem, por um lado, a democratização da cultura e da arte, e por outro, o desenvolvimento da economia, assumem uma importância crescente.
Apesar de carecerem de uma definição rígida, as indústrias criativas congregam, entre outras áreas, as actividades relacionadas com cinema, teatro, publicidade, artes plásticas, rádio, TV, Museus, etc.
A indústria livreira ou jornalística é parte integrante das indústrias criativas, sendo que os Media estabelecem com as indústrias criativas uma relação de dependência mútua.
Ler mais
Paulo Faustino
João Paulo de Jesus Faustino tem um pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é investigador visitante da Tele-Information da Universidade de Columbia (NY). É cofundador do Mestrado em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas (iniciado no ano letivo 2017/2018) e professor do Departamento de Jornalismo e Comunicação Científica da Universidade do Porto (nestas faculdades leciona Marketing Cultural, Marketing Turístico, Media e Marketing de Indústrias Criativas, Gestão e Modelos de Negócios em Indústrias Criativas); é também codiretor, com Terry Flew, do JOURNAL OF CREATIVE INDUSTRIES AND CULTURAL STUDIES – JOCIS. É presidente não executivo da Formalpress/Media XXI - Publishing & Consulting Company - www.mediaxxi.com.
É também professor convidado da Escola Superior de Comunicação e Media, Instituto Politécnico de Lisboa, responsável pela disciplina de Gestão de Media (Mestrado em Jornalismo), fundador e codiretor do curso de pós-graduação em Indústrias Criativas - Estratégias, Políticas e Empreendedorismo. Paulo Faustino é professor convidado do Instituto Politécnico de Leiria, lecionando aulas de Gestão de Projetos de Empresas e Comunicação, Técnicas de Marketing e Publicidade (Licenciatura em Comunicação Social e Educação Multimédia); Marketing e Publicidade (Licenciatura em Recursos Humanos e Comunicação Organizacional); Marketing Cultural (Licenciatura em Turismo e Património); Comunicação de Marketing (Licenciatura em Marketing). Cofundador e diretor assistente do Mestrado em Media e Comunicação (neste curso ensina Administração e Empreendedorismo em Indústrias Criativas e Media).
Paulo Faustino é presidente da International Media Management Academic Association (IMMAA: www.immaa.org) e investigador visitante em várias universidades europeias e norte-americanas, a saber: Universidade de Stanford (EUA), Universidade do Norte do Texas (EUA), Universidade Fordham (EUA), Universidade de Suffolk (EUA), Universidade de Jönköping (Suécia), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Manchester (Reino Unido), Universidade de Navarra (Espanha) e Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Paulo Faustino ensina Marketing de Media, Gestão, Economia e Políticas Públicas em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em universidades nacionais e internacionais.
É Professor Visitante em várias universidades internacionais, nomeadamente no Brasil (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio do Vale do Sinos), Macau/China (Instituto Politécnico de Macau e Universidade de San José), Rússia (Universidade Estadual de Lomonsov; Universidade Nacional de Pesquisa), Suíça (Universidade de Friburgo). Foi professor de Economia Mediática Portuguesa, integrado no Mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa (aqui coordenou também um Mestrado em Media e Entretenimento). Concluiu o seu PhD em Gestão de Media na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Comunicação (com Cum Laude) em cooperação com a Universidade de Jönköping (Suécia). Paulo Faustino é Mestre em Sociologia Económica e Organizacional pela Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Também concluiu Cursos Avançados em Administração de Media e Entretenimento (da Anderson School of Management - Universidade da Califórnia, Los Angeles) e Gestão de Publicações (Universidade de Stanford, onde foi membro do Conselho Consultivo de Ex-Alunos).
Paulo Faustino foi membro do conselho e cofundador da European Association of Media Management Education (EMMA), bem como parte dos conselhos científicos de eventos académicos internacionais relevantes, como a World Media Economics Conference, por exemplo. Anteriormente, trabalhou cerca de 20 anos em cargos relevantes na indústria de media e foi adjunto do secretário de Estado e ministro da Presidência do XV e XVI Governos Constitucionais. Realizou trabalhos de consultoria para várias instituições privadas e públicas, como o Banco Mundial e a Entidade Reguladora dos Media Portugueses; foi Secretário Geral da Confederação Portuguesa dos Media.
Foi também conselheiro executivo da Lusomundo Media (antigo grupo de media do grupo Portugal Telecom). Além disso, foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, presidente do Observatório da Comunicação e membro do conselho do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (Cenjor). É autor e coautor de nove livros e cerca de vinte artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros sobre economia mediática, políticas públicas e gestão. É membro do conselho editorial das seguintes revistas: The International Media Management Journal; Journal of Innovative Marketing; Journal of Spanish Language Media; Brands Trends Journal e Journal of Journalism and Mass Communication; Journal of Creative Industries and Cultural Studies.
Paulo Faustino participou em várias conferências e cursos internacionais como professor, orador, presidente, moderador e mesas redondas integradas nos seguintes países: Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, China, Suíça, Alemanha, Sérvia, Japão, Reino Unido, Rússia, Hungria, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Espanha, França, Grécia, Polónia, África do Sul e Austrália. Faustino é um dos pesquisadores e professores internacionais mais dinâmicos no campo da Economia e Gestão de Media. A sua investigação centra-se nos Estudos das Indústrias dos Media e Criativas, nomeadamente: Concentração de Propriedade, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Gestão e Marketing nas Indústrias Criativas e nos Negócios dos Media.
Ler mais