Partilhar

Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro de MAGNÓLIA está dividido em seis partes: Amores; Geografias(viajar); Silêncios; Palavras; Tempos e memórias; Emoções (Da vida e da morte). Trata-se de um trajeto poético onde os amores se unem, naturalmente, às emoções e aos silêncios e onde as palavras interpretam tempos, memórias e viagens, num roteiro que é sempre de vida embora a morte nunca deixe de estar presente, enquanto sombra ou libertação.

(...) Na parte respeitante a “Amores”, (...) a autora assume, em cada verso, a fruição de ser e estar enquanto mulher. A sensualidade mostra-se intensa. (...) Cito alguns versos:

“Em vez do beijo que se anuncia na decisão da tua boca

a memória de todos os beijos que daremos”

(...) Ler “Irrequietudes” é como se admirássemos uma exposição de obras pictóricas, de quadros que, para além da imagem que nos propõem, nos desafiam a refletir sobre o quotidiano. ( ) A derradeira estrofe do livro embala-nos para uma reflexão muito profunda (cito):

“Mas a morte é astuciosa e tem muita sabedoria

Consegue imiscuir-se em cada palavra, sentimento ou emoção

E antes de ser silêncio absoluto

Faz-se de outros silêncios, desafiadores.

Quanto mais se ama, mais se receia que a vida acabe

O sofrimento de amor persegue o desejo de morte”

(...) Na parte intitulada “Geografias” encontra-se um poema de grande densidade:

“Voltei aos campos

despida de urbanidades

enterrei penas e lágrimas

na terra batida pelo vento...

...Voltei aos campos

para curar o corpo

na sabedoria da terra

...Voltei aos campos

para encontrar a alegria

na terra erótica e sadia”

Os setenta e um poemas de “Irrequietudes” constituem um todo harmónico no concerto de todas as suas partes constituintes. MAGNÓLIA vem até aos domínios do leitor e coloca-o perante um desafio de estéticas e emoções. MAGNÓLIA é uma mulher de viagens: viagens de geografia pelo mundo e viagens de geografia pela multiplicidade do seu ser feminino e poético.

in prefácio Mário Máximo

Ler mais

Autor

Magnólia dos Santos

Magnólia Maria Almeida dos Santos, de nacionalidade portuguesa, nasceu em Benguela e vive em Lisboa. Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Economia e Gestão da Ciência e Tecnologia do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Foi professora de Língua Portuguesa no ensino secundário e de disciplinas nas áreas de Organização e Inovação no ensino superior privado. Formadora certificada em Gestão da Produção na Indústria e nos Serviços e na Formação Contínua de Professores. Concebeu e ministrou acções de formação profissional em matérias de gestão organizacional, inovação, ciência e tecnologia e de língua portuguesa a grupos de trabalhadores e de dirigentes, em Portugal e Angola. Na Administração Pública exerceu vários cargos nos sectores da Educação, do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia. Revisora de textos técnicos e científicos, incluindo teses e monografias. Tradutora do livro: A Globalização de Malcon Waters.

Ler mais