Partilhar

Jonas Savimbi - O Homem e a Obra

Ruben Sicato

Em Stock



Desconto: 20%
23,20 € 29,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro, Jonas Savimbi - o Homem e a Obra, foi escrito na base da experiência política do autor, tendo-se também apoiado numa vasta bibliografia e em testemunhos de diversas personalidades. O autor foca a sua principal atenção no percurso político do Dr. Jonas Malheiro Savimbi, ao longo de uma fase muito turbulenta da História recente de Angola. Contudo, o livro dá também espaço a uma quantidade enorme de personalidades nacionais e estrangeiras que, de uma maneira ou de outra, influenciaram o trajecto político de Jonas Savimbi.

No decorrer destas páginas, o autor dá um contributo às respostas de perguntas muito pertinentes: Porque é que, em 1975, não foi possível proclamar-se a independência do país num ambiente de paz e harmonia entre todos os angolanos? Afinal, nas negociações que levaram aos Acordos de Bicesse de 1991, que grandes diferenças havia entre a UNITA e o Governo da República Popular de Angola? Como foi possível a Jonas Savimbi lutar tantos anos na mata? Porque é que – ao contrário do que muita gente pensava – com a morte de Jonas Savimbi em 2002, a UNITA não desapareceu? Dos diversos objectivos perseguidos na luta de Jonas Savimbi, quais são os que ainda hoje são actuais?

Em resumo, esta obra oferece uma visão detalhada e perspicaz de um período importante da história angolana, sendo recomendada para leitores interessados no tema.

Ler mais

Autor

Ruben Sicato

Anastácio Artur Ruben Sicato nasceu em 1956, na localidade do Cuemba, Província do Bié, Angola. Em Julho de 1974, no Luena, aderiu à UNITA, tendo sido membro da Direcção da Juventude da UNITA (JURA), na Cidade de Benguela.

Com a generalização da guerra civil, em 1976, abandonou Angola e refugiou-se na Namíbia, de onde seguiu para Portugal, licenciando-se em Medicina, em 1982, na Universidade Clássica de Lisboa. Mais tarde, em 2006, especializou-se em Hematologia Clínica, pelo Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em 1984, abandonou Portugal e integrou as guerrilhas da UNITA na luta contra a invasão russo-cubana de Angola, tendo servido como Director do Departamento de Formação de Quadros Técnico-Profissionais, como Secretário da Saúde e noutras funções. Depois, no quadro do GURN (Governo de Unidade e Reconciliação Nacional), serviu como Ministro da Saúde do país. Foi também deputado da Assembleia Nacional angolana.

Ler mais