Partilhar

José David - O teu Rosto como o Rosto da Pintura

José David

Em Stock



Desconto: 10%
25,21 € 28,01 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

O texto mais curto neste livro é o aforismo que Pedro Morais (Seigen) escreveu para o catálogo da exposição de José David na galeria Monumental (2017), que Thierry Simões transformou num objecto, um carimbo, numa dupla homenagem a Pedro Morais e José David.

Este livro foi publicado por ocasião da exposição José David - O teu Rosto como o Rosto da Pintura, realizada na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, de 11 de Junho a 20 de Julho de 2024, com curadoria de Françoise David, José Luís Porfírio, Madalena Pena e Raquel Henriques da Silva.

Olho agora a tua obra sem imagens por perto, como eu gosto de fazer, i.e., ver enquanto escrevo, esse modo de ver de que o Pedro Morais tanto lembrava, ver sem ver, porventura vendo mais com a memória, com o espírito e sobretudo com a presença que só algumas obras nos inscrevem na mente. Ver assim é uma espécie de gesto infinito que alguns pintores, pintando ou não, me ensinaram e tu foste um deles.

[José Luís Porfírio]

Não só José David se refaz através da pintura. As suas obras têm também o poder de convocar o espectador a indagar a identidade e as metamorfoses do ser, prosseguindo um questionamento sobre como nos vemos e nos (ap)representamos. E, com isso, a procura pelo nosso próprio rosto, que oscila eternamente entre o encontro e a perda.

[Madalena Pena]

Além do rosto, José David usou também o seu corpo como motivo de pintura. De perfil, em atitude expectante, ele permite-nos entrar no espaço do atelier, imobilizando o momento em que, encerrado numa tela, parece sair dela para entrar noutra, a que efectivamente irá trabalhar. De costas e tronco nu, ele não se identifica mas permite que, os que o conheceram, o designem inequivocamente, através de sinais identitários que, no entanto, poderiam ser de outros corpos, de homens baixos e corpulentos. Tal como acontece com os retratos, o motivo, embora saliente, é, para ele, um caminho para a pintura, usada em manchas amplas, texturadas e luminosas.

[Raquel Henriques da Silva]

Ler mais

Autor

José David

Ler mais