Partilhar

Kosovo - A Incoerência de uma Independência Inédita

Raul Cunha

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro é uma referência incontornável para os estudantes de Relações Internacionais e da região balcânica. A sua publicação ocorre 20 anos após o dramático bombardeamento da Antiga Federação Jugoslava pela OTAN, ação militar decorrente e indissociável do conflito no Kosovo. Seria difícil encontrar pessoa mais qualificada e conhecedora da região para dissertar sobre o tema do que o Major General Raul Cunha.

Estamos perante testemunhos, na sua grande maioria vividos na primeira pessoa, no contacto direto com os protagonistas do conflito. Não se trata da repetição de citações, como acontece frequentemente. Este trabalho resulta de um vasto e profundo conhecimento adquirido no terreno, entre 1991 e 2009, ao serviço da Comunidade Europeia, OTAN e ONU, tanto ao nível tático, como operacional e estratégico. Este livro condensa essas vivências. O autor encontra-se ainda unido à região por intensos laços familiares e o conhecimento da língua. 

[Carlos Manuel Martins Branco]


Após a leitura do livro “Kosovo – a Incoerência de uma Independência Inédita”, fica-se com uma ideia muito clara de como o sistema jurídico internacional gizou uma situação, no mínimo duvidosa, mais baseada em factores políticos e geo-estratégicos do que em princípios informadores de uma verdadeira auto-determinação. (...)

Acresce que o Kosovo é, à partida, um estado falhado que apenas consegue sobreviver graças a fortes subsídios e com práticas e comércios totalmente ilegais/criminosos.

Perguntar-se-á: o chamado Ocidente foi enganado e, afinal, aquilo que certos países, enganosamente, apelidavam de “caso único” não repetível (porquê?) tornou-se numa situação incontrolável e que, numa análise final, irá prejudicar o próprio Ocidente? 

[António Tânger Corrêa]

Ler mais

Autor

Raul Cunha

O Major-General RAUL CUNHA completou em 1977, na Academia Militar, a licenciatura em Ciências Militares e frequentou os Cursos de promoção normais de uma carreira militar e também o Curso de Estado-Maior. Foi auditor do Curso de Promoção a Oficial General em 2004/05. A sua educação militar incluiu ainda uma grande variedade de cursos de especialização. O Major-General Cunha incidiu a sua carreira nas Forças Especiais do Exército (Operações Especiais, Comandos e Paraquedistas) tendo comandado subunidades em todos os escalões hierárquicos. Foi também Professor do Instituto de Altos Estudos Militares. De 1991 a 1993 prestou serviço na “European Community Monitoring Mission in Yugoslavia”. De 1995 a 1999 serviu no estrangeiro na área das Forças Europeias, no EUROCORPO e depois na EUROFOR. Em 2000, esteve no QG da KFOR como Chefe da Divisão de Instrução (J-7). Em seguida comandou o Regimento de Infantaria 15, sendo depois colocado no “NATO Joint Analysis and Lessons Learned Center” em Monsanto – Lisboa, como Chefe de Estado-Maior. Já como Major-General foi, de 2005 até 2009, o Chefe da Componente Militar da UNMIK e Conselheiro Militar do SRSG da UN no Kosovo. Em seguida e em Portugal comandou a Brigada de Reação Rápida até Maio de 2011. Esteve depois na Inspeção-Geral do Exército, período em que frequentou o “High-level Course” do “European Security and Defence College” e em seguida exerceu funções como Juiz Militar no Tribunal da Relação do Porto. Em 28 de Abril de 2018 transitou para a situação de reforma. Em Março de 2019 obteve o Doutoramento (PhD) no ISCTE-IUL em História, Estudos de Segurança e Defesa.

Ler mais