Partilhar

Desconto: 10%
13,05 € 14,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Por ocasião da celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Gradiva reedita os estudos de referência que o ensaísta, investigador, professor e crítico literário António José Saraiva dedicou a um dos poetas maiores da história da literatura portuguesa. 

Integrada nas Obras de António José Saraiva, a reedição desta síntese surge agora revista e prefaciada por Ernesto Rodrigues, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a quem compete a coordenação dos seus textos. Autor de um trabalho ímpar no âmbito do ensaísmo e da historiografia cultural do século XX português, António José Saraiva reúne neste seu livro as principais teses camonianas que marcaram o seu pensamento. 

Atravessado pelo espírito crítico, livre e interrogativo que sempre o acompanhou, este retrato da vida e obra do Poeta inclui um primeiro capítulo dedicado à sua biografia, assim como, a análise dos diversos estilos camonianos, da poesia lírica e dos principais aspectos da epopeia Os Lusíadas, o que faz dele uma introdução inestimável para os leitores que pretendam iniciar-se na compreensão das dimensões literária, histórica e humana do legado de Luís Vaz de Camões.


Ler mais

Autor

António José Saraiva

(Leiria, 31 de Dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de Março de 1993) foi professor e historiador de Literatura portuguesa. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde conheceu Óscar Lopes, co-autor da sua História da Literatura Portuguesa. Obteve o doutoramento em Filologia Românica, em 1942. Exilou-se em França em 1959 e viveu posteriormente na Holanda, onde leccionou na Universidade de Amesterdão. Regressado a Portugal, após a Revolução dos Cravos, tornou-se professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou uma vastíssima e importante bibliografia, considerada uma referência nos domínios da História da Literatura e da História da Cultura portuguesas, amadurecida quer na edição de obras e no estudo de autores individualizados (Camões, Correia Garção, Cristóvão Falcão, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Fernão Lopes, Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, Eça de Queirós, Oliveira Martins), quer através da publicação de obras de grande fôlego como a História da Cultura em Portugal ou, de parceria com Óscar Lopes, a História da Literatura Portuguesa.

Ler mais