Partilhar

Luís de Camões - A Global Poet for Today

Luís Vaz de Camões

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
16,93 € 18,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A peregrinação existencial que marca a poesia de Camões é uma busca por algo tão revolucionariamente moderno como a felicidade na terra. O seu grandioso poema épico, Os Lusíadas, centrado na viagem pioneira de Vasco da Gama ao Oriente, que abriu as portas do Humanismo Renascentista ao mundo, é tanto a celebração de uma nação (Portugal) como a representação autobiográfica da sua própria vida. C. M. Bowra, considera-o “o épico do humanismo” e Schlegel “o exemplo supremo da poesia épica”. Mas a poesia lírica de Camões não é menos impressionante. Esta edição bilingue, organizada por dois dos mais destacados estudiosos do autor, oferece uma ampla seleção da Lírica e da Épica, traduzida sem condicionamentos de rima e métrica. A poesia de Camões ajuda-nos a entender o tempo em que viveu, mas também o nosso próprio tempo.

The existential pilgrimage recorded in Camões’ poetry is a search for something as revolutionarily modern as the pursuit of happiness on earth. His majestic epic poem, The Lusiads, centred on the pioneering voyage of Vasco da Gama to the East, which opened the doors of Renaissance Humanism to the world, is as much the celebration of a nation (Portugal) as an auto-biographical representation of his own life. C. M. Bowra, characterizes it “the epic of Humanism” and Schlegel “the supreme example of epic poetry”. But Camões’ lyric poetry is no less impressive. This bilingual edition, organized by two of the author’s most prominent scholars, provides an ample selection of the lyric and the epic, avoiding constrictions of rhyme and metre. Camões’ poetry helps us to understand the time in which he lived but also our own time.


Ler mais

Autor

Luís Vaz de Camões

Poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da literatura ocidental. Pouco sabe-se ao certo sobre a sua vida, tendo nascido em Lisboa de uma família de pequena nobreza e recebido sólida educação nos moldes clássicos. Frequentou a corte de Dom João III como cortesão e após o término de um amor frustrado, alistou-se como militar, aonde vem a perder um dos olhos em uma batalha em África. Ao retornar a Portugal, feriu um servo do Paço, foi preso e partiu para o Oriente. Lá, enfrentou uma série de adversidades, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista “Os Lusíadas”. De volta à pátria, publicou a sua obra e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas em seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades financeiras. Após a sua morte a sua obra lírica foi reunida em coletânea e começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da pátria e é referência para toda a comunidade lusófona internacional. É considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

Ler mais