
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Cena Lusófona
- Categorias:
- Ano: 2002
- ISBN: 9789729828188
- Número de páginas: 85
- Capa: Cartonada
Sinopse
[...]
Este sexto volume da Colecção Cena Lusófona é, assim, constituído pela adaptação dramatúrgica da novela homónima do consagrado autor moçambicano, encomendada na altura pela Cena Lusófona, e que a companhia Teatro Meridional colocou em palco, num espectáculo estreado em Maio de 2001, no Teatro Taborda em Lisboa. A peça e o texto "Mar Me Quer" passaram, entretanto e com grande sucesso, por diversos outros "palcos", quer encerrando o ciclo Práticas Cénicas Interculturais, acção da Cena Lusófona que decorreu em Julho de 2001 em Coimbra, quer em Timor Leste, onde participou na I Festa da Independência, já em Maio deste ano.
Quanto à obra de Mia Couto/Natália Luzia, socorramo-nos, com a devida vénia, da sinopse do Meridional, e da citação do autor moçambicano:
«Mulata Luarmina e Zeca Perpétuo partilham território de vizinhança, chão de terra tão mais velho que eles, olhando o mar que é sempre quem mais viaja.
Luarmina ensombreada de um qualquer silêncio, que de tão longo parece segredo, entardece todos os dias na companhia de Zeca, ouvindo as histórias que vão povoando a paisagem.
Zeca Perpétuo sonha sempre o mesmo: se embrulhar com ela, arrastá-la numa grande onda que os faça inexistir.
Luarmina foi aprendendo mil defesas para as insistências namoradeiras de Zeca, mas um dia resolve negociar falas e outras proximidades, não em troca de aventuras sonhiscadas de Zeca, mas de suas exactas memórias.
E como diz o avô Celestiano "o coração é uma praia", em que o mar porque nos quer, acaricia memórias e apaziagua ausências.
Avô Celestiano é a sabedoria do tempo. Mas também é o fabricador de sonhos. Por via dos sonhos, ele visita os vivos e conduz, na sombra dos aléns, os destinos e os amores de Zeca e Luarmina.»