Partilhar

Margem de Certa Maneira - O Maoismo em Portugal 1964-1974

Miguel Cardina

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
18,80 € 20,89 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

«A expressão "Meninos Rabinos que Pintam Paredes" foi ampla e pejorativamente usada nos anos quentes de 1974 e 1975 para nomear os militantes do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), um dos grupos mais activos na galáxia da extrema esquerda portuguesa da década de 1970. (…) Acontece que o carácter jocoso da expressão tanto deixa ver uma parte da realidade como coloca na sombra o que foge à simplificação. Definindo o grupo como uma fauna agi¬tada e de duvidosa origem de classe, rasura se o facto de o MRPP ter igualmente dinamizado uma componente operária e, mais lateralmente, acaba por se reduzir a intervenção mural a um inócuo atrevimento juvenil de um dado grupo político.
Expressões como esta, comuns ao contexto político do imediato pós 25 de Abril, feito de acesos conflitos verbais e até físicos, acabaram por se alojar nos interstí¬cios da memória social, forjando uma imagem bastante limitada do que foi em Portugal o complexo maoista ou "marxista leninista" (m l). Ao pretender analisar o mapa organizativo e os traços do imaginário maoista entre 1964 e 1974, este livro é também uma forma de diluir lugares comuns como esse. Na verdade, o fenó¬meno em causa foi bem mais plural do que a referência continuada ao MRPP permite supor.»

Ler mais

Autor

Miguel Cardina

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenou o projecto de investigação «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo ERC (European Research Council). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

Ler mais