Partilhar

Desconto: 10%
6,75 € 7,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“Maria” notabilizou-se pela crítica aos desmandos do poder autoritário que se instalou no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Se inicialmente era uma solteirona em busca de companhia, a pouco e pouco foi-se posicionando contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura e os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista, homofóbica e conservadora. Nesta edição mostra-se a fase mais acirrada da luta política de Maria, ao lado de Pombinha e Zefinha e em contraposição à temível Madame Corporeichon, encarnação do poder instituído.

Henrique Magalhães venceu em 2016, com “Seu nome próprio... Maria! Seu apelido Lisboa”, o Prémio Nacional de Banda Desenhada, na categoria de “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”.

Ler mais

Autor

Henrique Magalhães

Henrique Magalhães nasceu na Paraíba, estado do Nordeste do Brasil, em 1957. Em 1975 criou a personagem de Banda Desenhada "Maria", que foi publicada durante vários anos em tiras diárias nos jornais locais, além de revistas e álbuns. Dirige atualmente a editora "Marca de Fantasia", voltada para a edição de fanzines, revistas, álbuns e livros sobre História em Quadrinhos, Artes, Linguística e Cultura Pop. São de sua autoria os livros "O que é fanzine", lançado em 1993 pela editora Brasiliense, "A nova onda dos fanzines" (2004), "A mutação radical dos fanzines" (2005) e "Humor em pílulas: a força criativa das tiras brasileiras" (2006), pela Marca de Fantasia. Coordenou o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, onde desempenhou as funções de professor.

Ler mais