Partilhar

Morte à Pide! A Queda da Polícia Política do Estado Novo

António Araújo

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Terá sido a Revolução dos Cravos tão branda e pacífica como se diz? O que aconteceu na da PIDE, em Lisboa, no 25 de Abril de 74? Que destino tiveram os agentes da polícia política do Estado Novo?

Toda a história no novo livro de António Araújo, um dos grandes especialistas da historiografia contemporânea.

O sangrento assalto à sede da PIDE no 25 de Abril, a «caça aos pides» nas ruas de Lisboa, a espectacular fuga da prisão de Alcoentre no «Verão Quente» de 1975. Enquanto isso, os principais responsáveis políticos do anterior regime abandonavam o país sem prisões nem julgamentos, o que, entre outros factores, condicionou decisivamente o destino a dar aos funcionários e agentes da polícia política do Estado Novo. Viagem por um passado que ainda é presente.

Ler mais

Autor

António Araújo

António M. F. Araújo é o diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António e, desde janeiro de 2023, o diretor do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Em 2010, fundou a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, que presidiu até 2017, sendo atualmente o presidente da Mesa da Assembleia Geral. Integra, desde 2013, o Conselho Nacional para a Oncologia e, entre 2017 e 2022, foi o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelo município do Porto, em 2022. Depois de mais de 100 artigos científicos e capítulos de livros, como autor ou colaborador, É cancro. E agora?, escrito com Ana Rita Lopes, é o seu primeiro livro destinado ao grande público.


Ler mais