Partilhar

Desconto: 10%
16,75 € 18,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mulheres e Eleições oferece uma reflexão multidisciplinar sobre a participação das mulheres na política, através da análise dos discursos e das práticas no contexto português, espanhol e também da União Europeia. Desde a conquista do direito ao voto até ao facto de serem candidatas aos órgãos do poder político, passando pela participação nas campanhas eleitorais, a filiação nos partidos políticos e a organização dos próprios atos eleitorais. A questão da participação das mulheres na política surge no final do século XVIII com a emergência dos estados liberais e a necessidade de definir quem poderia eleger e ser eleito para o parlamento. A sua exclusão do novo modelo de governo acentua o debate sobre o papel que os homens e as mulheres desempenhavam tanto na família como na sociedade.

Ler mais

Autor(es)

Ana Paula Pires

Ana Paula Pires é doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. Realiza atualmente um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação a história contemporânea de Portugal e os impactos da Primeira Guerra Mundial no mundo lusófono. É investigadora do Instituto de História Contemporânea, onde atualmente coordena o grupo «Economia, Sociedade, Património e Inovação». Venceu os prémios da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Alberto Sampaio e da Defesa Nacional.  

Ler mais

Fátima Mariano

Fátima Mariano é jornalista desde 1997 e investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FCSH desde 2011. É licenciada em Ciências da Comunicação (variante de Jornalismo), mestre em História dos Séculos XIX e XX - Secção do Século XX e doutorada em História Contemporânea. Como jornalista, trabalhou no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. É colaboradora das revistas + Vida e Notícias Magazine e diretora do jornal digital Os Bichos. Como investigadora, especializou-se na área dos estudos sobre as mulheres e dos prisioneiros portugueses da Grande Guerra. 

Ler mais

Ivo Veiga

Ivo Veiga obteve o grau de doutor em Ciência Política pelo University College Londres, em em 2012. No âmbito da transição democrática portuguesa escreveu diversos artigos e livros (A 5.ª Divisão e o Boletim do MFA no Processo Revolucionário Português e, em coautoria, Os Constituintes), estando de momento a acabar uma obra que aborda o tema numa perspetiva comparada. Coorganizou o livro A Constituição de 1976. Os seus interesses de investigação incidem sobre os processos de democratização, história económica e processos de inovação, análise de redes sociais e história computacional. 

Ler mais