Partilhar

Nação e Estado - Entre o Global e o Local

Manuel Carlos Silva

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
15,44 € 17,16 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os Estados-Nação, enquanto tradicionais locais de soberania jurídico-política, estão, no quadro da atual globalização, a perder soberania, sendo de sublinhar o reacender de identidades regionais-locais e sobretudo o fenómeno do nacionalismo que, sob pretextos e/ou argumentos em torno da raça, da etnia, da língua, da religião ou da cultura, traduz ora ideologias de dominação e opressão, ora utopias de libertação e emancipação.

Os tradicionais Estados-Nação têm-se configurado como monoétnicos e monoculturais e, no quadro dos fluxos migratórios e da formação de comunidades migrantes, têm-se mostrado incapazes de responder às novas configurações multiétnicas e multiculturais. Ainda que, em regra, co-responsáveis no tocante aos impactos da globalização e de instâncias supra-estatais, os Estados estão, por outro lado, a ser confrontados com pressões de ordem infra-estatal ¿ regional e local. Porém, o político está de volta e, a par de identidades fragmentadas e perpassadas de medos e incertezas em relação ao futuro, são de assinalar «contrapontos» políticos e sociais de dissidência, resistência e luta contra a globalização hegemónica.

Ler mais

Autor

Manuel Carlos Silva

Manuel Carlos Silva – Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho (2002 - 2014). Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra "Resistir e Adaptar-se" (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). (Co)organizador de Congressos nacionais e internacionais, foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

Ler mais