Partilhar

Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O confronto da intuição com a realidade científica.

Numa era em que proliferam notícias falsas e fontes de informação pouco credíveis, é natural que seja preciso algum esforço para não sucumbirmos a mitos e mentiras. E, embora até possa ser próprio da natureza humana seguir os instintos e agarrar as crenças, não é a ignorar a ciência que o mundo avança.
Neste livro, o senso comum e a intuição estão em confronto com a realidade científica.
Será que, como se diz, usamos apenas 10% do nosso cérebro? Ou que os cérebros das mulheres e dos homens são projetados para diferentes tipos de competências? Ou que a emoção e a lógica estão separadas?
Vários mitos persistiram ao longo de séculos e noções erradas ainda vigoram na nem sempre certeira sabedoria popular. A essas ideias, o neurocirurgião britânico Alan Crockard chamou, de forma feliz, neuromitos.
Será que pessoas mais intuitivas utilizam mais o hemisfério direito do cérebro e pessoas mais analíticas o esquerdo? E será que as crianças ficam hiperativas por consumirem lanches mais açucarados? Ou que existem múltiplas inteligências?
Nestas páginas, o neurologista Alexandre Castro Caldas e a neuropsicóloga Joana Rato desconstroem alguns dos neuromitos mais frequentes, para que não fiquemos embrenhados no meio da confusão das suposições, das crenças e das superstições, e esclarecem o leitor quanto ao que realmente sabemos sobre o funcionamento do nosso cérebro.


Ler mais

Autor(es)

Alexandre Castro Caldas

Atual coordenador do Conselho Nacional para as Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Diretor do Instituto de Ciências da Saúde entre 2014 a 2022. Foi até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Foi, ainda, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia entre 1989-1992 e presidiu à International Neuropsychological Society entre 2001-2002. É autor de mais de 200 artigos e capítulos científicos e de alguns livros sobre as Ciências do Cérebro. De entre os prémios recebidos salienta-se o Grande Prémio Bial de Medicina e o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society.

Ler mais

Joana Rato

Ler mais