Partilhar

Desconto: 10%
20,17 € 22,41 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Poderão as ciências humanas actuais ignorar os resultados da investigação sobre a evolução, em especial a humana?

Uma série de descobertas perturbantes sobre a origem da espécie humana e a sua ligação com os grandes macacos obrigou os investigadores a reflectir sobre o que se julgava definido. A ciência actual tem, mais uma vez, de repensar os conceitos, de redesenhar os territórios do pensamento. A viragem do mundo a que hoje assistimos impõe uma melhor compreensão das nossas origens, algo que a filosofia, religiosa ou ateia, não consegue explicar integralmente.
Baseado nas suas pesquisas nos domínios da paleoantropologia e da etologia, Pascal Picq evoca algumas etapas decisivas para o conhecimento da história do ser humano, como o congresso de Valhadolid no século XVI ou os processos de Giulio Vanini no século XVII e de John Scopes em 1925. Misturando uma curiosidade insaciável com grande rigor científico, Pascal Picq não recua perante questões incómodas e lança os alicerces de um novo humanismo determinante para o nosso futuro, que preconiza a reconciliação do Homem com a natureza.

Ler mais

Autor

Pascal Picq

Pascal Picq é paleoantropólogo. Depois de uma tese na Universidade de Paris VI e de estudos pós-doutorais na Universidade de Duke (Estados Unidos), foi responsável pela introdução da etologia no campo da antropologia evolucionista. É autor de inúmeros livros, entre os quais se destacam Le monde a-t-il été crée en sept jours? e Premiers hommes. É atualmente professor no Collège de France.


Ler mais