Partilhar

Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em que consistiria o amor para o homem da Idade Média?

Que significado teria o casamento?

Envolveriam os casamentos medievais algum sentimento?

Estas são algumas das perguntas a que a historiadora Ana Rodrigues Oliveira responde ao longo de um livro fundamental para fazermos o retrato do amor no Portugal medieval.

A palavra amor era plural: abrangia o afeto, a amizade, o desejo, a paixão, o erotismo e a sexualidade (hétero e homo). Mas, na época medieval, o amor estava enquadrado na legislação civil e canónica: por um lado, a lei prescrevia quem se devia amar (e como) e, por outro, interditava práticas, pessoas, sentimentos e formas de amar. no entanto, não terá havido na História uma época tão fértil em adultérios e paixões extramatrimoniais quanto a Idade Média.

Ao longo deste livro, encontramos muitos amores proibidos e muitas ligações perigosas, o que demonstra que a afetividade e a sexualidade não se conformaram com as austeras disciplinas impostas pela Igreja e pelo poder régio.

A realidade do amor medieval (e da sexualidade) revela-se menos austera, menos reprimida e menos uniforme do que pensávamos.

Ler mais

Autor

Ana Rodrigues Oliveira

É doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Instituto de Estudos Medievais da mesma Faculdade. Tem dedicado o seu trabalho de investigação à História Medieval (séculos XII-XV), em particular nos domínios da História Cultural e das Mentalidades. Tem desenvolvido estudos nas áreas da Mulher, da Criança e do Quotidiano e participado em vários seminários e congressos nacionais e internacionais. Entre outros trabalhos, publicou: As Representações da mulher na Cronística Medieval Portuguesa, 2000 (Tese de Mestrado); A Criança na Sociedade Medieval Portuguesa, 2007 (Tese de Doutoramento); Rainhas Medievais de Portugal, 2010; «A criança», in História da Vida Privada em Portugal – Idade Média, 2010 e «A mulher», na mesma obra em co-autoria; «Inês de Castro, uma vida em verso…até ao fim do Mundo», in Pedro e Inês – O Futuro do Passado, 2013; «Philippa of Lancaster: The Memory of a Model Queen», in Queenship in the Mediterranean, 2013; «A criança medieval: um ser inferior, indesejado e perturbador. Mito ou História?», in Representações do Mito na História e na Literatura, 2014; O dia-a-dia em Portugal na Idade Média, 2015; «D. Teresa de Leão e Castela – a que deu por casamento o Condado Portucalense», in Albergue, História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, 2018; «Memory, Medicine and Childhood in Middle Age», in Imago Temporis, 13, 2019; O Amor em Portugal na Idade Média, 2020.

Ler mais