Partilhar

O Ano Zero da Nova Europa

Bernardo Pires de Lima

Em Stock



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ensaio final da trilogia dedicada ao momento existencial da Europa: Depois da invasão da Ucrânia, abre‑se um novo ciclo Partindo da invasão da Ucrânia pela Rússia, O Ano Zero da Nova Europa analisa um conjunto de dinâmicas vitais para o nosso futuro colectivo, mais claras desde esse momento fatídico e marcante da história europeia — «trágica e magnífica», nas palavras de Jacques Delors — que fecha o ciclo da segurança continental iniciado no fim da Guerra Fria.

Esse ciclo foi definido por um certo espírito de inocência geopolítica que marcou as últimas três décadas da Europa, abrindo portas a um outro que, de acordo com Bernardo Pires de Lima, percorrerá quatro grandes áreas definidoras, por longos anos, das nossas vidas: defesa e longevidade das democracias; alargamento e indispensável coesão; autonomia e músculo geopolítico; ajustamentos ao exterior e capacidade para influenciar a globalização.

Depois de Portugal na Era dos Homens Fortes (2020) e da reedição de Putinlândia (2022), O Ano Zero da Nova Europa fecha assim uma trilogia ensaística. Porque há um antes e um depois de 24 de Fevereiro de 2022. Sinopse curta Partindo da invasão da Ucrânia pela Rússia, este livro analisa um conjunto de dinâmicas vitais para o nosso futuro colectivo, que abrem um novo ciclo europeu, menos inocente. Este volume marca o final de uma trilogia dedicada ao momento existencial da Europa.


Ler mais

Autor

Bernardo Pires de Lima

Bernardo Pires de Lima (Lisboa, 1979) é investigador associado do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, analista de política internacional na Visão, na RTP e na Antena 1, consultor político do presidente da República, e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Em 2018, fundou o Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal e, em 2022, foi um dos 21 portugueses nomeados para o conselho de revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Estudou Ciência Política e Relações Internacionais em Portugal, Itália, Alemanha e Estados Unidos, foi investigador do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins, em Washington DC, e do Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa, colunista do Diário de Notícias, analista da TVI e da Rádio Renascença, e sócio da FIRMA, onde liderou a área de foresight. Tem sido conferencista em várias universidades, think tanks, academias diplomáticas, empresas e associações comerciais, com opinião publicada em órgãos de comunicação internacionais, nomeadamente: Huffington Post, The National Interest, Hurriyet Daily News, Berlin Policy Journal, The Diplomat, Deutsche Welle, BBC, RFI e Reuters. É autor de vários livros sobre política internacional contemporânea, maioritariamente publicados na Tinta-da-china: Portugal na Era dos Homens Fortes: Democracia e Autoritarismo em Tempos de Covid (2020), O Lado B da Europa: Viagem às 28 Capitais (2018), Putinlândia (2016), Portugal e o Atlântico (FFMS, 2016), A Síria em Pedaços (2015) e A Cimeira da Lajes: Portugal, Espanha e a Guerra do Iraque (2013). Venceu o Prémio de Mérito União Europeia, entregue pela Feira Internacional de Negócios (2021), o Prémio Ensaio Europa, pela Fundação Res Publica (2019), e o Prémio José Medeiros Ferreira, pelo Instituto Europeu da Universidade de Lisboa (2016).

Ler mais