Partilhar

O Bebedor de Vinho de Palma e Seu Falecido Vianteiro na Vila da Gente Morta

Amos Tutuola

Em Stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Colecção «A vida privada dos livros», dirigida por Alberto Manguel. Este livro seminal da literatura africana, inédito em Portugal, leva‑nos numa aventura assombrosa até à terra dos mortos.

O Bebedor de Vinho de Palma conta a história de um alcoólico que se aventura pela terra dos mortos para reencontrar o seu falecido vianteiro de vinho de palma. Pelo caminho, cruza‑se com as mais surpreendentes e assustadoras criaturas — como o cavalheiro completo que é feito de partes ou bebés que dão pauladas —, ao mesmo tempo que o seu autor cruza as lendas iorubá com uma imaginação «desenfreada e inquietante», como foi descrita por T.S. Eliot. Com prefácio original de J.M. COETZEE. Tradução de RAQUEL MOUTA. «Conciso, recheado, macabro e fascinante.» Dylan Thomas, Observer «O talento de Tutuola esconde — ou melhor, cobre — a sua intenção, como toda a grande arte deve fazer.» Chinua Achebe «Os nigerianos cultos reconheceram imediatamente a língua utilizada no livro — a língua que tanto encantou os leitores britânicos e americanos — como sendo o inglês de um empregado de escritório semianalfabeto. Para estes, era causa tanto de embaraço como de frustração que um escritor que confirmava de modo tão claro os estereótipos ocidentais dos africanos como sendo indivíduos infantis e supersticiosos fosse enaltecido como o melhor que a Nigéria tinha para dar. Desde então, suavizaram‑se muito as reticências africanas relativamente a Tutuola. Dada a extensão e o amplo respeito que inspira a literatura oriunda de África nos últimos 50 anos, já ninguém deveria sentir embaraço por ser identificado como seu concidadão. Tutuola é amplamente reconhecido como um dos grandes contadores de histórias africanos.» J.M. Coetzee, Prefácio SINOPSE CURTA 

Ler mais

Autor

Amos Tutuola

Amos Tutuola nasceu em 1920 em Abeokuta, na Nigéria. Filho de um cultivador de cacau, teve apenas seis anos de instrução escolar. Fez formação para ser ferreiro e exerceu essa profissão na Força Aérea britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Depois, trabalhou muitos anos como funcionário público e esteve na companhia nacional de Radiodifusão da Nigéria até à reforma. O seu primeiro romance, O Bebedor de Vinho de Palma, foi publicado em Inglaterra em 1952, por recomendação de T.S. Eliot, e valeu‑lhe o reconhecimento internacional. Ao longo da sua vida, Tutuola escreveu e publicou nove obras de ficção. O seu último livro, The Village Witch Doctor and Other Stories, foi publicado em 1990. Morreu em Ibadan em 1997.

Ler mais