Partilhar

O Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo

Carlos Sarmento, Miguel Viegas

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Compreender como se financia o terrorismo e quais as ferramentas para o evitar passou a ser um assunto de interesse para todos. A partir de uma linguagem simples e acessível ao leitor não especializado, a obra permite uma compreensão muito clara sobre a evolução histórica deste processo.

Este livro faz uma síntese do que é essencial saber sobre a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, convidando o leitor para uma viagem tenebrosa no seio do Boko Haram, considerado até hoje um dos mais mortíferos grupos terroristas que colocou a Nigéria a ferro e fogo durante mais de uma década. Todos se lembram do rapto das raparigas de Chibok em 2014. Muitos foram os atentados que ocorreram desde então e muitos continuarão a acontecer se se mantiverem os circuitos obscuros de financiamento onde proliferam o crime e a corrupção.

Cada vez mais a segurança se torna uma competência de todos, das autoridades, das empresas e também do cidadão comum. É este o sentido das sucessivas diretivas anti-branqueamento que alargam sucessivamente o perímetro das entidades com deves de reporte relativamente a qualquer movimentação suspeita. O terrorismo entrou abruptamente nas nossas vidas, sobretudo a partir do 11 se setembro de 2001

Temas abordados na obra

1. Introdução

2. Enquadramento histórico da legislação antibranqueamento de capitais

3. O “compliance” e a gestão de riscos BC/FT/FP

4. O Branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo

5. Conclusão

Ler mais

Autor(es)

Carlos Sarmento

Ler mais

Miguel Viegas

Miguel Viegas é doutorado em Economia.

Além da sua carreira académica, como professor e investigador, foi eleito deputado no Parlamento Europeu em junho de 2014.

Integra a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários e fez parte de todas as comissões extraordinárias criadas na sequência dos sucessivos escândalos fiscais que abalaram a União Europeia.

Ler mais