Partilhar

Desconto: 10%
16,97 € 18,86 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Cristalizado no coração de um inverno perpétuo, ergue-se um castelo despido, tão esbatido na paisagem que se diria ser uma cidadezinha miserável com um amontoado de casas aldeãs. K. é um agrimensor, ou talvez não, recrutado para lá prestar os seus serviços pelo invisível conde Westwest e pelos enigmáticos e inalcançáveis «senhores do Castelo». Perdido na burocracia labiríntica da administração condal, K. deambula pela aldeia, onde não é bem-vindo, envolve-se sexualmente com uma empregada de balcão, salta de um albergue para o outro, aceitando, por fim, o cargo de contínuo da escola.

Na sua inconfundível escrita sem fôlego, Franz Kafka grava em O Castelo, romance póstumo e inacabado (como todos os três que escreveu), a força de uma narrativa que se debruça sobre a espera, a frustração e a impotência perante um mundo turvo e intransponível. A presente tradução, de Álvaro Gonçalves, segue o manuscrito original (cuja escrita Kafka iniciou em janeiro de 1922 e interrompeu definitivamente em setembro do mesmo ano), que anula as profundas alterações introduzidas pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod, na sua primeira edição de 1926.

Ler mais

Autor

Franz Kafka

Nascido em 3 de Julho de 1883, em Praga, Franz Kafka cresceu no seio de uma família do antigo Império Austro-Húngaro, mas a sua língua materna era o alemão e foi nela que sempre escreveu. Os Kafkas eram judeus, facto que o terá marcado e à sua obra, assim como a difícil relação que teve com o pai. Entre os amigos de Kafka, contava-se Max Brod, escritor, compositor e jornalista, que publicou a maior parte da obra do autor após a sua morte.

Kafka morreu em 1924 de tuberculose, aos 40 anos, num sanatório perto de Viena, mas o seu nome havia de se tornar um dos mais importantes da literatura mundial, como prova a vitalidade e o número de leitores de títulos como A Metamorfose, um dos clássicos mais traduzidos nos séculos XX e XXI.

Ler mais