Partilhar

O Conceito de Planeamento Fiscal Agressivo: Novos Limites ao Planeamento Fiscal?

Marta Caldas


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



+10% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
16,00 € 19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

PREFÁCIO
(…)
O estudo que agora é publicado por Marta Caldas tem origem no meu Seminário de Doutoramento em Direito Fiscal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no ano letivo de 2013/14. Ele revela grande coragem e forte personalidade da autora, num contexto em que as discussões se tinham apenas iniciado. Marta Caldas faz um sério estudo da doutrina portuguesa (e não só) sobre o conceito de elisão fiscal e de planeamento fiscal, incluindo o de planeamento fiscal agressivo, introduzido entre nós pelo Decreto-Lei n.º 29/2008 de 25 de fevereiro.
A autora procura dar um significado jurídico ao «planeamento fiscal agressivo», definindo-o como «a adoção de determinados comportamentos que aproveitando disparidades e tecnicidades das normas ou ordenamentos fiscais geram uma vantagem fiscal não prevista, que excede a justificação económica subjacente ao comportamento (por isso não artificial), conduzindo a uma redução significativa da quota-parte de contribuição do contribuinte, em termos que compromete os princípios da equidade e justiça fiscal. Trata-se de um planeamento fiscal legal, admissível, mas imoral». O planeamento fiscal agressivo é assim autonomizado do mero planeamento e da elisão ou abuso fiscal e postula uma reação legislativa. Não contém em si uma censura jurídica ao comportamento do sujeito passivo. Este livro, resultado de um honesto trabalho de investigação, é adequado a quem quer acompanhar os recentes desenvolvimentos jurídicos e de política fiscal em matéria de planeamento fiscal agressivo, e por isso o recomendamos.
Ana Paula Dourado, Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

Marta Caldas

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Lisboa (2003) onde também obteve o grau de Mestre em Ciências Jurídico-Comunitárias e onde se encontra inscrita no curso de Doutoramento em Ciências Jurídico-Económicas. É Assessora da Direção do Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal, Coordenadora Editorial da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e Investigadora no Centro de Investigação em Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal.

Ler mais