Partilhar

O Esplendor do Caos - Livros e Bibliotecas de Eduardo Lourenço

António Pedro Pita, Rui Jacinto, Duarte Belo

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Eduardo Lourenço deixou a sua biblioteca e o seu acervo literário em cinco espaços diferentes: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, e Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Esta disseminação do seu espólio é como um espelho do seu pensamento, como se nestas três cidades, que foram marcantes no seu percurso de vida, envolvesse o país inteiro e, assim, projetasse a interminável continuidade da sua reflexão. Quando observamos as estantes destas instituições, folheamos os seus livros, manuseamos manuscritos, documentos, fotografias... viajamos por uma geografia planetária.

Duarte Belo

Fotógrafo


Ler mais

Autor(es)

António Pedro Pita

António Pedro Pita, Professor catedrático (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação).

Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/UC, do qual foi Coordenador Científico.

Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo (2014-2017).

Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007). Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011).

Presidente da Direção da Associação de Professores de Filosofia (1988-1992; 1998-2000).

Trabalha nas áreas da filosofia (estética e filosofia política) e da cultura contemporânea.

Ler mais

Rui Jacinto

Geógrafo. Assessor na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; assistente-convidado no Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e representante da Universidade de Coimbra na Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos.

Tem realizado trabalhos sobre dinâmicas económicas e sociais, organização e reestruturação dos territórios e incidência regional e local das políticas de desenvolvimento. Além do envolvimento na gestão de projetos, programas e intervenções operacionais, de diferentes Quadros Comunitários de Apoio, tem participado em redes de investigação e de cooperação entre diferentes atores dinamizando iniciativas ligadas à formação e ao desenvolvimento económico, social e cultural. Leciona disciplinas na área da Cultura Portuguesa, Pensamento Contemporâneo e Metodologias de Investigação.

Ler mais

Duarte Belo

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em Arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.930.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998); Portugal Património (2007-2008) e a trilogia 15-5-20, composta pelos volumes Caminhar Oblíquo; Depois da Estrada e Viagem Maior (2020). De outros projetos editados em livro poderíamos referir O Vento Sobre a Terra (2002); Território em Espera (2005); Fogo Frio (2008); Portugal Luz e Sombra (2012); A Linha do Tua; (2013); Magna Terra (2018). Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol, Alberto Carneiro, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner. Expõe desde 1987. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Foi curador de várias exposições. Participa regularmente em conferências sobre paisagem, arquitetura e fotografia. É editor do blog Cidade Infinita, que reúne textos e fotografias de reflexão sobre espaço, tempo e processo em fotografia.

Ler mais