Partilhar

Desconto: 20%
39,37 € 49,21 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

A crise das dívidas soberanas que atingiu a Zona Euro sobretudo a partir de 2010 revelou a gravidade com que os «choques assimétricos» podem atingir uma união monetária e, por isso, exigiu uma reforma profunda do modelo vigente de governação, que fortalecesse os mecanismos e instituições existentes e criasse novos instrumentos capazes de auxiliar os Estados que deles necessitassem.
Decorridas duas décadas após o nascimento do Euro e perante os grandes desafios que continuam a ter de ser enfrentados, procede-se a um balanço sobre o caminho já percorrido e o que falta ainda trilhar, através da reflexão sobre os fundamentos, as implicações e as perspetivas da União Económica e Monetária, quer do ponto de vista da União Europeia como dos seus membros, em especial de Portugal.

Ler mais

Amostra

Autor

José Renato Gonçalves

Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado, entre outras unidades curriculares, Finanças Públicas, Direito da União Europeia, Direito Económico e União Económica e Monetária.

Investigador e membro da direção do Instituto Europeu (IE) e do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF), bem como do Centro de Investigação em Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal (CIDEEFF).

Membro da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, entidade independente encarregada de promover e garantir a abertura da Administração Pública portuguesa.


Ler mais