Partilhar

Hipopótamo de Deus - Quando as perguntas que trazemos valem mais do que as respostas provisórias que encontramos

Poéticas do Viver Crente JTM

José Tolentino Mendonça

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
15,20 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Que pode o homem perante a inexplicável adversidade que o sufoca e o medo que o tolhe nos confrontos da vida? Aparentemente, parece que nada!

A metáfora bíblica do hipopótamo (Job 40,15-20), utilizada por Deus no diálogo com o justo Job, que se confronta com a injusta e inexplicável presença do Mal na sua vida, aparentemente permitido por Deus, serve a Tolentino Mendonça para, de uma forma didática e através de 85 momentos de reflexiva leitura, perpassarmos inúmeros casos simples ou de aparente complexidade da história do quotidiano em que, tal como Job, parece que só enxergamos aflições e «desrazões», quando, afinal, essas são as grandes pausas existenciais necessárias para os reajustes e os redirecionamentos. E assim como Deus fez com Job, também hoje Deus nos desafia a olharmos de frente a vida… como se olha o poderoso hipopótamo: «Quando o rio transborda, ele não se assusta…»

Ler mais

Autor

José Tolentino Mendonça

José Tolentino Mendonça é poeta, sacerdote e professor. Nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde é responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano. Em 2019, foi elevado a Cardeal pelo Papa Francisco. Tem publicado a sua poesia na Assírio & Alvim e, desde 2017, a sua obra ensaística na Quetzal. Para José Tolentino Mendonça, «a poesia é a arte de resistir ao seu tempo». Os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e, mais recentemente, o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).

Ler mais