«Sempre soube que venho dali, daqueles pais, daquelas raízes, de histórias passadas que me foram só narradas, das casas onde habitei, e que ainda existem dentro de mim, e até de outras que não conheci, mas me foram descritas e contadas. Venho dali, do lugar da Memória transmitida, onde nunca se morre, porque através dela, somos Um só »
Esta é a história de uma família portuguesa, como tantas outras, que se mistura entre o norte e o sul do país, e que vai evoluindo através da luta diária pela sobrevivência, das alegrias e das tristezas, das transformações da sociedade.
Gerações que enfrentaram tempos duros guerras mundiais, epidemias a da pneumónica ceifou inúmeras vidas a queda da monarquia mas também o fim do sonho da república, a ditadura, uma guerra colonial. Assistiram ao aparecimento da televisão, testemunharam a ida do homem à Lua, viveram o 25 de Abril, viram o mundo abrir se para novas tecnologias.
Os que nos passam perto, anónimos ou desconhecidos, são imprescindíveis na construção da vida das famílias, e daquilo que somos, nos jeitos que repetem gerações.
Uma passagem de testemunho às gerações mais novas, na primeira pessoa, para que não esqueçam as suas raízes e os valores transmitidos de geração em geração, até porque, como diz a autora, «a memória é a alavanca do futuro».
Ler mais
Fátima Campos Ferreira
Maria de Fátima Barbosa Campos Ferreira nasce em Lisboa. Passa a infância em Valença do Minho, aos 14 anos ruma ao Porto com a família. Frequenta o Liceu Garcia de Orta. Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História da Arte.
Começa a leccionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto e completa a licenciatura. No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, começa a carreira de jornalista na RTP. Primeiro a Norte e, a partir do final de 1994, em Lisboa. Apresenta telejornais e participa em entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do País. Durante dezoito anos coordena o debate «Prós e Contras». Semanalmente acolheu centenas de pessoas e cruzou ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do País. O «Prós e Contras» torna-se âncora do serviço público e uma marca na sociedade portuguesa.
Actualmente apresenta, na antena da RTP1, o programa de entrevistas «Primeira Pessoa».
Docente de Jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais.
Pelo seu trabalho jornalístico, articulador da sociedade, em 10 de Junho de 2005 é-lhe atribuída, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, a Comenda da Ordem de Mérito, e, em 2022, a Medalha de Mérito da Cidade do Porto.
Ler mais