Partilhar

O Manual Escolar - Como Conceber, Selecionar e Utilizar um Bom Manual para uma Aprendizagem Ativa

Aprender a Compreender

Nuno Crato

Pré-venda
Disponível a partir de 01-05-2025



18,90 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

O manual escolar, seja impresso ou digital, é um poderoso instrumento de estudo e uma ajuda inestimável a alunos, professores e pais. Quando bem concebido, e bem utilizado por docentes e discentes, ajuda a aprendizagem profunda, a assimilação e uso dos conceitos, o treino de procedimentos e a compreensão crítica das matérias.

Mas será que todos os manuais servem bem os seus propósitos? Como podemos avaliar e escolher um bom manual? E será que todos os professores os usam da melhor maneira e ajudam os seus alunos a retirar deles o maior proveito? Finalmente, será que todos os estudantes sabem utilizar os manuais como instrumento prático de estudo eficaz e de aprendizagem ativa?

Este livro explora o papel fundamental do manual escolar no ensino, mergulhando na sua história, evolução e nas suas funções no contexto educativo moderno. Nuno Crato examina a relação entre o currículo e os manuais, defendendo um ensino estruturado que promova o conhecimento de forma progressiva, e reflete sobre as críticas aos manuais tradicionais e as tendências para recorrer a materiais dispersos, argumentando que, quando bem concebidos e utilizados, os manuais têm um impacto decisivo no sistema educativo.

Ler mais

Amostra

Autor

Nuno Crato

Nuno Crato, GCIH, GCIP, professor investigador de matemática e estatística, Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa, membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante no centro europeu, JRC, em Itália, em análise estatística de impacto de medidas políticas, lidera atualmente a Iniciativa Educação, uma organização dirigida à Educação Básica e Secundária.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004–2010), presidente do Taguspark (2010–2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011–2015). Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Itália e Brasil, nomeadamente A Matemática das Coisas (SPM/Gradiva 2008) e Figuring It Out (Springer 2010). Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática (2003) e da Comissão Europeia (2007). Foi agraciado como Comendador (2008) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).

Ler mais