Partilhar

O Papel de Parede Amarelo e A Terra Delas

Charlotte Perkins Gilman

Em Stock



Desconto: 10%
10,75 € 11,95 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

«Pessoalmente, acredito que um trabalho aprazível, com um certo grau de entusiasmo e mudança, me faria bem. Mas que posso eu fazer?»

Em 1890, recuperada da depressão pós-parto que a assolou após o nascimento da filha, Charlotte Perkins Gilman traduz essa experiência em O Papel de Parede Amarelo. Afastada da sociedade, uma mulher com pleno domínio das suas faculdades mentais - apesar do que as pessoas à sua volta e um desconcertante papel de parede pareciam sugerir - sucumbe gradualmente à loucura.

Em A Terra Delas, utopia publicada mais de vinte anos depois, três homens encontram uma comunidade isolada, composta apenas por mulheres. A constatação da ordem, da paz e da entreajuda reinantes força-os a questionar o que tinham como certo sobre o sexo oposto.

Denunciando a castradora condição social das mulheres no século XIX ou explorando e subvertendo os papéis de género, a voz assertiva e independente de Charlotte Perkins Gilman afirma-se como uma das mais importantes e originais na literatura norte-americana.


Ler mais

Amostra

Autor

Charlotte Perkins Gilman

Charlotte Perkins Gilman nasceu a 3 de julho de 1860 e foi uma escritora, humanista, palestrante, defensora da reforma social e eugenista americana. Foi também uma feminista, e serviu de modelo a futuras gerações de feministas devido aos seus conceitos e estilo de vida não ortodoxos.

As suas obras focavam-se no assunto do género, especificamente na divisão do trabalho entre sexos na sociedade e no problema da dominação masculina.

Hoje, a sua obra mais lembrada é o conto semiautobiográfico O Papel de Parede Amarelo, que escreveu após um grave episódio de psicose pós-parto.

Morreu a 17 de agosto de 1935.

Ler mais