Partilhar

O Que é Que eu Estou Aqui a Fazer? - João Francisco Gomes Conversa com Ricardo Araújo Pereira sobre Deus, a Fé, o Humor e a Morte

João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira

Disponível Brevemente



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Ricardo Araújo Pereira, um dos ateus mais públicos de Portugal, aprofunda como nunca antes as suas questões com Deus, com a morte e com o humor enquanto resposta.

Apesar de ter estudado em escolas religiosas, Ricardo Araújo Pereira é ateu e fala regularmente sobre isso em público. É com frequência o ateu convocado para conferências e debates sobre questões existenciais entre crentes e não‐crentes. Sempre que escreve sobre o seu tema de eleição — o humor —, debruça‑ se inevitavelmente sobre as religiões, a Bíblia e a história da Igreja Católica. É um ateu fascinado pela questão de Deus: tem uma coleção de Bíblias e inúmeros livros sobre religião na biblioteca. Admite que humor e religião têm algo em comum: talvez sejam respostas paralelas às grandes inquietações da Humanidade.

Neste livro de conversas com o jornalista João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira lembra a sua educação católica e entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, falando sobre os pontos de contacto entre a comédia e a teologia, a relação desconfiada entre a religião e o riso e a inevitabilidade da morte. «Gostaria de afirmar o respeito pela posição ateia de Ricardo Araújo Pereira. Nela pode existir certamente um elevado padrão moral, uma busca sincera da verdade ou até formas de espiritualidade. Revejo-me em particular nisso que afirma sobre não ser indiferente morrer com a consciência de ter procurado o bem em vez do mal.» José Tolentino Mendonça, Prefácio 


Ler mais

Autor(es)

João Francisco Gomes

João Francisco Gomes (Leiria, 1995) é jornalista e escreve no Observador desde 2016, maioritariamente sobre as religiões e a espiritualidade. Recebeu, em 2017, o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, que distingue trabalhos jornalísticos de temática religiosa. Foi um dos autores de uma série de reportagens de investigação sobre os abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, publicada em 2019 e distinguida com vários prémios de jornalismo, incluindo o Prémio Gazeta de Multimédia. É autor do livro Roma, Temos Um Problema: Como a Igreja Católica lidou com dois mil anos de abusos sexuais (Tinta‑ da‑ china, 2021).

É licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Ler mais

Ricardo Araújo Pereira

Ricardo Araújo Pereira (Lisboa, 1974) é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, e começou a sua carreira como jornalista no Jornal de Letras. É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o Gato Fedorento. Escreve semanalmente no Expresso e na Folha de S. Paulo e integra programas televisivos como Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer (SIC Notícias) e Isto É Gozar Com Quem Trabalha (SIC). Criou e apresentou o podcast Coisa Que não Edifica nem Destrói (SIC e disponível em livro na Tinta‑ da china). Com a Tinta‑da‑china, publicou ainda oito livros de crónicas — desde Boca do Inferno (2007) a Ideias Concretas sobre Vagas (2022) —, além dos volumes da Mixórdia de Temáticas e um ensaio: A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar (2016). Coordena a coleção de Literatura de Humor da Tinta‑da‑china. É o sócio n.º 12 049 do Sport Lisboa e Benfica.

Ler mais